Mulheres da Paz tem 2.636 candidatas

AssessoriaProjeto teve quase 3 mil inscritas

Projeto teve quase 3 mil inscritas

O programa Mulheres da Paz registrou 2.636 inscrições de candidatas ao trabalho que será desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Secretaria de Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos, nos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel do Lago, em Maceió.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e consiste na seleção de 300 mulheres, sendo 100 em cada um dos três bairros, para se dedicarem a ajudar pessoas para atuar como mediadoras sociais nas comunidades, contribuindo na prevenção e no enfrentamento à violência.

As inscrições foram realizadas no sábado (14) e domingo (15) na capital alagoana. No Benedito Bentes as inscrições foram realizadas no Caic, no Peti do conjunto Selma Bandeira e no Posto de Saúde do Conjunto Carminha.
No bairro Jacintinho, as inscrições ocorreram na Escola Estadual Theonilo Gama e nas escolas municipais Arnon de Melo, Eulina Alencar e Lenildo Alves Santos.

Já no Vergel, as inscrições foram realizadas nas escolas municipais Deraldo Campos e Rui Palmeira, no CRAS Cacilda Sampaio do Conjunto Joaquim Leão e no Caic.

Requisitos
As candidatas tiveram de preencher a ficha de inscrição atestando dados pessoais, grau de escolaridade, renda mensal, além de descrever o tipo de atividade social já desenvolvida em sua comunidade.

Como requisito para participar do programa, as mulheres devem residir nas três comunidades que constituem as áreas conflagradas do foco territorial do Pronasci; comprovar idade mínima de 18 anos; ter cursado, no mínimo, até a quarta série do Ensino Fundamental ou que comprovem sua capacidade de leitura e escrita e possuam renda familiar até dois salários mínimos, bem como ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para se dedicar ao trabalho.

No ato da inscrição, que foi encerrada neste domingo (15), as interessadas ainda tiveram de apresentar originais e fotocópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. As 300 mulheres selecionadas irão receber mensalmente uma bolsa de R$ 190,00.

A reitora da Uneal, Laudirege Fernandes, acompanhou de perto os trabalhos para inscrição das mulheres, nos três bairros de Maceió, juntamente com a coordenadora do projeto Mulheres da Paz, Nia Malta, além da pró-reitora de Extensão, Ângela Leite, e o representante do Comitê Gestor do Mulheres da Paz em Alagoas, advogado Daniel Nunes.

Avaliação
De acordo com a pró-reitora de Extensão da Uneal, professora Ângela Leite, as fichas de inscrição das 2.626 candidatas serão analisadas por professores da universidade. Os nomes das selecionadas serão divulgados nos locais de inscrições nesta quinta-feira (19).

As mulheres passarão por uma entrevista, no sábado (21) e domingo (22) para que possam mostrar que estão aptas para trabalhar no projeto. O resultado final será divulgado dia 25.

Após a seleção será promovida uma capacitação, com início marcado para o dia 28, com aulas sobre temas relacionados a direitos humanos, como acesso à justiça, violência, entre outros e, depois, deverá desenvolver atividades de integração junto aos jovens, às escolas e à comunidade em geral e irão conhecer a Lei Maria da Penha, os estatutos da Criança e do Adolescente, do idoso, entre outros.

A dona-de-casa Claudioneide Eugênio da Silva, 35, moradora do bairro Benedito Bentes e mãe de um filha de sete anos de idade, elogiou a iniciativa e destacou a importância do programa para a redução da violência na comunidade. "Espero ser uma das selecionadas, ajudar minha comunidade e ainda receber o dinheiro para reforçar o orçamento doméstico", declarou Claudioneide.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos