Sesau lança Guia de Saúde Mental e Drogas

SesauSesau

Com o objetivo que ajudar o trabalho dos profissionais que atuam nos 42 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Alagoas, a Gerência de Núcleo da Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Gensam/Sesau) lançou, nesta quarta-feira (18), o Guia de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

A cerimônia ocorreu no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Poço, em Maceió, e contou com a presença de gestores municipais e coordenadores de Caps, serviço que tem como foco a socialização dos portadores de transtornos mentais e a redução de danos.

O Guia de Saúde Mental, elaborado pela equipe técnica da Gensam/Sesau, servirá de subsídio para os profissionais realizarem suas atividades priorizando a reinserção social dos usuários dos Caps, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o gerente do Gensam, Berto Gonçalo, eles devem primar pela intersetorialidade, integralidade, equidade e participação comunitária, que é imprescindível para ajudar na ressocialização dos portadores de transtornos mentais.

“O envolvimento de todos os profissionais é importante para a reinserção social dos portadores de transtornos mentais e este guia representa um norte para que as equipes técnicas dos Caps possam prestar um atendimento de qualidade aos usuários. Ele foi elaborado para subsidiar, também, àqueles que necessitarem procurar profissionais e serviços dos SUS que prestam atendimento aos portadores de transtornos mentais”, frisou Berto Gonçalo.

O Guia de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas foi elaborado com base no novo modelo de assistência psiquiátrica, devidamente norteada pela Lei nº 10.216/2001 e Portaria GM 336, 2002. O foco de atuação é preconizar a execução de políticas inclusivas, a exemplo da educação, trabalho, transporte, lazer, saúde e cultura, que são imprescindíveis para a efetivação da política de redução de danos e do sofrimento mental.

Presente ao evento, o secretário de saúde de Murici, José Medeiros, acredita que o Guia de Saúde Mental será um mecanismo que irá apoiar os técnicos que trabalham na área nos municípios. “Pelo que pude verificar, o manual irá funcionar como suporte para ajudar os profissionais que trabalham nos Caps, já que dispõe de telefones dos serviços de saúde, dos Caps, informações das portarias que tratam da Política Nacional de Saúde Mental, além de um glossário com os termos utilizados pelos profissionais da área”, disse.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos