Reitor da UFRJ abre Congresso da Ufal

O atual reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Aloísio Teixeira, faz a palestra de abertura do VI Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas nesta segunda-feira, 23 de novembro, às 9 horas, no Auditório do Csau, no Campus Maceió. O professor vai abordar o tema “Excelência Acadêmica com Inclusão Comunitária”.

O professor Aloísio Teixeira é doutor em Economia e professor titular do Instituto de Economia da UFRJ, desde 1993. Suas atividades na instituição têm se desenvolvido tanto no campo do ensino e da pesquisa, quanto no da administração. Ministra cursos na graduação e na pós- graduação, tendo orientado inúmeras teses de mestrado e doutorado. Publicou mais de 60 trabalhos em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras, bem como os livros O Ajuste Impossível – Um Estudo sobre a Desestruturação da Ordem Econômica Mundial e seu Impacto sobre o Brasil e Utópicos, Heréticos e Malditos – Os Precursores do Pensamento Social de Nossa Época

O Congresso Acadêmico da Ufal também tem programação especial no Campus Arapiraca com abertura nesta segunda-feira, 23, às 15 horas. Este ano o evento conta com atividades simultâneas nas vinte e duas unidades acadêmicas no Campi Maceió e Arapiraca e polos Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa. “Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica e do público externo neste grande momento de aprendizagem, debates e troca de saberes”, ressalta o vice-reitor Eurico Lôbo, coordenador do evento.

A Universidade Federal de Alagoas realiza o VI Congresso Acadêmico, de 23 a 28 de novembro reunindo cinco eventos: Encontro de Iniciação Científica, Semana de Extensão Universitária, Semana de Cultura Africana, Semana Alagoana de Empreendedorismo e a Jornada das Unidades Acadêmicas.

Segundo o professor Eurico Lôbo, o Congresso Acadêmico 2009 tem 2008 trabalhos inscritos, divididos nas seguintes categorias: 183 monografias, 326 trabalhos de extensão, 495 outros trabalhos, 492 Pibic e 512 pesquisas. Nas unidades acadêmicas, 472 eventos acontecerão, sendo 99 palestras, 52 mesas redondas, 173 minicursos, 29 oficinas e 119 outros trabalhos. No total são 6559 autores de trabalhos, sendo 1507 apresentadores e 1545 orientadores. O Campus Arapiraca terá 44 minicursos, 6 palestras, 6 mesas redondas, 9 oficinas e 9 na modalidade outros trabalhos, sendo o total de 74 eventos.

Nos dias 26, 27 e 28, quinta, sexta e sábado, acontecerão minicursos, palestras, debates mesas redondas e painéis, também nas unidades, das 8h às 22h. Também na sexta-feira, 27, acontecerá a Noite da Cultura Africana, com apresentação de dança, música, culinária e vestimenta, das 16h às 22h. Já no sábado, 28, será a vez da apresentação dos trabalhos de EAD, das 8 às 12h. A partir das 12h, haverá o encerramento com premiação dos melhores trabalhos do Campus A. C. Simões ,em Maceió, e às 16h, ocorrerá o encerramento com premiação dos melhores trabalhos do Campus Arapiraca, no Polo Penedo.

No Campus Arapiraca e polos a programação também é diversificada, contando com minicursos, seminário, mesas-redondas e lançamento de livro, sendo encerrada no sábado, 28 de novembro, com a II Feira Gastronômica, a partir das 16 horas, na Praça do Convento, centro do município.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos