Busca do mastro abre festa em Coruripe

Repetindo um ritual que acontece desde o século XIX, antes mesmo de o município de Coruripe, no Litoral Sul alagoano, ganhar foro de cidade (fato que ocorreu em 16 de maio de 1892), a comunidade católica local realizou a busca do mastro no qual foi hasteada a bandeira com a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

A quase bicentenária manifestação popular religiosa do povo coruripense foi iniciada logo às 7h deste domingo, 22, com a concentração de milhares de devotos de Nossa Senhora da Conceição, no pátio da igreja matriz que leva o nome da santa, no centro da cidade, de onde partiu a multidão, em centenas de veículos dos mais variados tipos – desde motos a caminhões – rumo às florestas nativas de Coruripe, para o corte do tronco que foi transformado em mastro.

Encontrada na parte mais profunda de uma grota, nas proximidades da usina Guaxuma, a árvore, da espécie popularmente conhecida por bacupari, foi derrubada pelo lenhador da Comissão do Mastro, Antônio Dioclécio, enquanto os fiéis entoavam cânticos em homenagem à padroeira, buscando alimentar o espírito com a fé que depositam na Imaculada Conceição.

Depois de desgalhada, a madeira extraída foi levada, nos ombros de pouco mais de cem homens, por uma vereda longa e bastante íngreme, até um caminhão, no qual foi conduzida ao pátio da igreja matriz, onde foi descascada e içada, recebendo, em seguida, a bandeira com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ainda na floresta, o Instituto Amigos da Natureza (Inan), ONG composta por estudantes de Coruripe, plantaram 15 mudas das espécies, bacupari, camaçari, genipapo, pau d’arco, pau-brasil, peroba-rosa e ouricuri.

“Esse mastro serve para elevar a imagem da Imaculada Conceição aonde o homem não pode alcançar; nem no céu, nem na terra, mas num lugar de destaque”, disse um dos maiores incentivadores e mantenedores da tradição, o teólogo Márcio Barreto, que ao lado de Geraldo Gusmão, João Barreto (Porco Espinho), Antônio Dioclécio, José Luis, dentre outros, compõe a Comissão do Mastro, que recebeu todo o apoio do prefeito Marx Beltrão e do secretário municipal de Esportes Lazer e Eventos, Ailton do Nélson. Outros dois devotos que participaram do festejo foram os deputados estadual João Beltrão e federal Joaquim Beltrão.

Após o processo de levantamento do mastro, que mede 24,3m de altura, e hasteamento da bandeira da padroeira, um show popular foi realizado para a multidão presente, num palco montado na Praça Castro Azevedo, no centro da cidade. Agora a comunidade de Coruripe se prepara para o novenário da Imaculada Conceição, que começa no próximo dia 29 e segue, com missas e show populares durante todas as noites, até o dia 8 de dezembro, data na qual se comemora o dia da padroeira de Coruripe e acontece o ápice dos festejos, a procissão de Nossa Senhora da Conceição, encerrando o período mais importante para a comunidade católica local.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos