Saúde realiza ação no dia contra a Aids

AssessoriaAssessoria

Dezenas de pessoas participaram nesta terça-feira, 1º de dezembro, de uma ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids 2009, na Praça Monte Pio, no Centro, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) por meio da Direção de Vigilância e de Atenção à Saúde– Programa de Prevenção e Controle às DST/Aids.

Durante a ação, técnicos do programa realizaram cadastros e testes rápidos de diagnósticos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, junto à população. Os resultados foram entregues em apenas 30 minutos e os usuários receberam aconselhamentos e preservativos.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, agradeceu o envolvimento e aceitação da população em participar das ações da SMS. “Precisamos unir esforços para combater e prevenir os casos de Aids. O uso da camisinha é fundamental nessa tarefa”, disse.

Desde o dia 26 de novembro, as unidades realizam testes e aconselhamentos, além de palestras e orientações sobre a doença. A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, informa que as ações continuarão sendo desenvolvidas nas unidades Dr. Jorge Nasser (Ipioca); São José (Canaã); PAM Bebedouro (Bebedouro); João Paulo II (Jacintinho) e Teresa Barbosa (Eustáquio Gomes de Melo), das 8h30 às 16 horas.

“O aumento dos casos de Aids desperta a necessidade de descentralizarmos o atendimento e investirmos em ações para diagnosticar precocemente a doença. É preciso salientar também que a Aids tem tratamento e que o preconceito deve ser o primeiro obstáculo a ser combatido”, esclareceu Sandra Gomes.

Alguns dos frequentadores da Praça receberam com alegria a oportunidade de atendimento e orientações sobre as doenças e sobre como prevenir o contágio. “Esse tipo de atendimento faz a gente perceber que existem pessoas que se preocupam com nosso bem estar e nos lembram que é importante cuidar da saúde”, disse um cidadão que não quis se identificar.

Sandra Gomes alertou ainda que, somente este ano, foram registrados 110 novos casos em adultos e dois em crianças. A faixa etária mais acometida pela doença é dos 20 aos 49 anos. Ao todo, 20 óbitos foram registrados, conforme dados do Programa.

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos