Ciro elogia Lula e Aécio e faz críticas a Serra, em Alagoas

Luis Vilar/Alagoas24horasCaciques do PSB recepcionam Ciro Gomes em Alagoas

Caciques do PSB recepcionam Ciro Gomes em Alagoas

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) – de passagem por Alagoas para participar da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia – voltou a fazer críticas ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a elogiar o presidente Luis Inácio Lula da Silva, e os presidenciáveis, a ministra Dilma Rousself e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Porém, não descartou a possibilidade dele mesmo concorrer à presidência da República, em 2010.

Gomes é o principal nome do PSB na atual conjuntura. O partido integra a base aliada – no âmbito nacional do presidente Lula, mas ainda não definiu os rumos para as próximas eleições. Em Alagoas, paradoxalmente, os socialistas integram a base do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Ao avaliar o quadro nacional, Ciro Gomes disse que reconhece “o valor do homem público José Serra”. “Isto é um elogio e não uma crítica”, destacou.

Porém, ao analisá-lo como candidato à presidência da República, foi enfático: “A presença do Serra no pleito é um retrocesso. Serra foi contrário ao Plano Real – que foi criado no governo Itamar Franco, mas a imprensa paulista esquece disto – e foi ministro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por oito anos. Ele participou do projeto do FHC que foi destruidor para o país. Na época do Fernando Henrique, aumentou o desemprego, reduziu o salário mínimo e outros índices negativos”.

Ciro Gomes ainda lembrou que fez parte daquele grupo, mas rompeu ao perceber “que estavam destruindo o país”, segundo ele. “Eu falei isto em artigos, mas era interpretado como ‘azedo’ na época”. “Hoje, com o Governo Lula se tem a queda do desemprego e o Brasil melhorado em todos os aspectos. O Serra representa um grupo que assinaria a ALCA, que quebraria o país. Quem tem dúvida, basta olhar a atual situação do México”, frisou.

Apesar de criticar o tucano, ele defendeu a presença de Aécio Neves no pleito, porém ressaltou que não significa a retirada de uma possível candidatura dele mesmo. “A presença do Aécio no pleito encerra a radicalização mesquinha e paroquial que existe entre o PT e o PSDB paulista, que leva uma discussão pequena e cheia de ‘miudices’ para o restante do Brasil. Eles pensam que lá é o Centro do mundo e acabam criando uma política miúda, de clientelismo e com tudo o que há de ruim. O Aécio Neves representaria o fim disto, que existiu no governo FHC por conta da picuinha com o PT e que também existe agora”, colocou.

Ao falar de si mesmo, Ciro Gomes destacou que conhece o Brasil e as cidades. “Tenho estudado. Minha preocupação é o futuro. Reconheço o que o Governo Lula foi uma boa passagem na História, com uma aprovação que nenhum outro líder teve. No entanto, apesar de olhar os bons resultados no retrovisor, quero olhar para o futuro e não apenas ficar na reflexão olhando para o passado. Para o futuro é preciso mais, como projetos estratégicos, por exemplo, na área de Ciência e Tecnologia, como acontece neste evento de hoje”, destacou.

PSB local

Apesar dos elogios ao Governo do PT e colocar Dilma Rousself como uma “candidata ideal, por ser boa administradora”, Ciro Gomes destacou que não há incoerência na aliança do PSB local com o Governo do Teotonio Vilela Filho. “O PSB apoiar os tucanos em Alagoas é coerente. Nacionalmente apoiamos o Aécio Neves, temos alianças com o PSDB em outras localidades. O PSB faz em Alagoas o que é coerente em suas políticas de alianças na vida nacional do partido. Isto mostra que o PSB é um partido de personalidade própria, que vem crescendo de pequeno para grande. Temos o tamanho hoje que o PT tinha no final da década de 90 e estamos crescendo”.

Ciro Gomes destacou que o PSB possui candidatos fortes a governo de estados, em diversas unidades da federação e citou o Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará. Em Alagoas, Gomes espera eleger quatro deputados federais e ampliar a bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. “Aqui em Alagoas temos qualidade em nossa militância, são pessoas como a ex-prefeita Kátia Born, que é um orgulho nas fileiras do partido”, frisou. “Tenho orgulho de ver o partido participando da gestão de Teotonio Vilela Filho, de quem sou amigo pessoal”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos