Lessa aproveita homenagem para relembrar gestão

Luis Vilar/Alagoas24horasVereadores concedem comenda ao ex-governador Ronaldo Lessa

Vereadores concedem comenda ao ex-governador Ronaldo Lessa

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) – que é uma das peças chaves na discussão do cenário político para 2010, saindo candidato como senador ou governador do Estado – foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Maceió, na manhã de hoje, dia 3, com a comenda Graciliano Ramos. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Corintho (PDT) e aprovada por unanimidade pelos pares.

Lessa aproveitou a homenagem para relembrar feitos de suas duas gestões à frente do Palácio República dos Palmares e adotou um discurso de críticas sutis ao atual Governo do Estado, chamando a gestão de Vilela de “Estado Mínimo”, por ter acabado com algumas das secretarias da Era Lessa, como a de Esportes, dentre outras. “As pastas existiam para garantir justiça social. A teoria do Estado Mínimo não alcança que investir no Esporte, por exemplo, é mais que investir em competição, mas garantir oportunidades para que não tem”, colocou.

Apesar do discurso direcionado, Ronaldo Lessa disse – em entrevista – que ainda não decidiu seu futuro político. O ex-governador integra o bloco de Cícero Almeida (PP), e marcha junto com o PTB, Democratas, PCdoB e PT. De acordo com Lessa, as discussões ainda estão acontecendo. Se depender dos desejos do pedetista, Ronaldo Lessa sai candidato ao Senado Federal. Porém, existem pressões internas – incluindo o senador Renan Calheiros (PMDB) – para que Lessa dispute o Palácio República dos Palmares.

Ronaldo Lessa avaliou sua boa situação nas pesquisas, mas ainda aguarda os acontecimentos. Do lado do chapão, os nomes de Lessa e de Almeida são postos como possíveis rivais de Teotonio Vilela Filho, que deve partir para a reeleição. Porém, não foi apenas Lessa que criticou o atual governo. O propositor da comenda, Paulo Corintho frisou que “o PDT foi enganado”, relembrando o apoio de Lessa a Vilela na eleição de 2006.

“Não só os membros do PDT como toda a sociedade alagoana”, complementou ainda. “Se comparado ao governo de Ronaldo Lessa, Alagoas sofre um retrocesso. Eu fui enganado, como todos os alagoanos. O governador atual renegou seu discurso de continuidade. Hoje, o Governo é para uma minoria”. Paulo Corintho também lamentou a redução de número de secretarias.

Além das críticas, Ronaldo Lessa cobrou apoio para microempresários, salientando a importância do Banco Cidadão, implantado em sua gestão. “É preciso entender a importância dos pequenos empresários, que é quem mais gera emprego neste país. Às vezes a solução não é a ortodoxia econômica”, salientou. Lessa cobrou ainda políticas de inclusão social. O discurso do ex-governador lembrou a época de palanques, quando Lessa denominava os adversários de “as forças do atraso”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos