Estatística da violência não é atualizada há quatro meses em Alagoas

ReproduçãoReprodução

Consideradas um mecanismo importante na elaboração e desenvolvimento de medidas de combate à violência, as estatísticas sobre os crimes registrados no Estado, divulgados na página eletrônica da Secretaria de Defesa Social (www.seds.al.gov.br), não são atualizadas desde agosto deste ano, quando a cúpula de segurança pública já contabilizava 1.245 homicídios em Alagoas.

Em contato com a assessoria de comunicação da Defesa Social, a reportagem do Alagoas24horas foi informada que os dados só serão disponibilizados no dia 25 de dezembro, devido a um problema técnico no site da secretaria. Há uma semana, as páginas eletrônicas dos Institutos Médico Legal de Maceió e Arapiraca também estão fora do ar, supostamente devido ao mesmo problema.

Ainda segundo a assessoria da Seds, mesmo os dados compilados pelo Departamento de Estatística e Informática da Polícia Civil (Deinfo), comandado pela delegada Luci Mônica, contabilizados até novembro, não podem ser divulgados, uma vez que apenas a Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Defesa Social estaria autorizada a fornecer estes dados, segundo informou o diretor Romildo Dias Albuquerque.

Em 2008, a Secretaria de Defesa Social registrou 2.064 assassinatos em todo o Estado. Este ano, entidades e associações de todo o país apresentaram Alagoas, e a capital alagoana, como o estado e cidade mais violentos do país, levando-se em consideração a proporcionalidade do território e o número de habitantes.

A cúpula da segurança pública, no entanto, questionou a metodologia adotada pelas pesquisas e afirmou que os índices apresentam, sim, redução, se comparados a anos anteriores. Em recente entrevista à imprensa, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) reconheceu a gravidade do problema e disse estar trabalhando, dentro das limitações orçamentárias do Estado, para minimizar a violência. "Os números são reais, é um estudo de cruzamento de dados perfeitos. É com transparência que podemos resolver o problema. O Governo não manipula dados, sejam sociais ou econômicos".

Levando em consideração apenas os crimes relatados pelo Alagoas24horas, até 10 de dezembro deste ano (contabilizando os meses em que não há estatística oficial) foram registrados 1.648 assassinatos em Maceió e no interior do Estado. Os números reais, no entanto, só serão conhecidos com a divulgação da estatísticas oficiais.

Em Janeiro de 2008, o Alagoas24horas, inspirado pelo Blog PEbodycount, lançou o contador de homicídios. À época, o secretário de Defesa Social era o general Sá Rocha, que afirmou em várias entrevistas que a violência no estado estava controlada.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos