Vila dos Pescadores será debatida na Câmara

Moradores da Vila de Pescadores do Jaraguá participarão, nesta terça-feira (15), de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Maceió para debater sua situação diante do impasse com a Prefeitura de Maceió. Ao longo de 2009, o prefeito Cícero Almeida vem declarando que retirará toda a comunidade do histórico bairro para construir uma marina em seu lugar. Os pescadores e marisqueiras da comunidade já declararam, por sua vez, que desejam permanecer no local. A iniciativa de realizar a sessão pública é do vereador Ricardo Barbosa (PSoL).

De acordo com o parlamentar do PSoL, as recentes declarações do prefeito e de seu secretário de Habitação, Nilton Nascimento, mostram a forma arbitrária que o poder municipal vem tratando a questão. Ele lembrou ainda que os gestores chamaram pessoas trabalhadoras como os pescadores e marisqueiras de vagabundos e traficantes, causando indignação na comunidade.

"Além de serem trabalhadores honestos, esses pescadores e marisqueiras fazem parte da história de Maceió. O local onde vivem atualmente está ligado diretamente aos seus trabalhos. Por mais que digam que o Sobral é perto, se um pescador chegar de madrugada, como andará nesse horário numa cidade sem segurança como a nossa?Esse debate não dever unilateral como quer o prefeito, todos precisamos participar".

Para quem não lembra, em setembro o prefeito, após assinar as obras de serviço do futuro conjunto habitacional no Sobral sob protesto da comunidade, afirmou que se tratava de ‘meia dúzia de cabras perdidos’. E disse ainda que não iria deixar qualquer vagabundo interferir nesse processo. Em outra entrevista, causando ainda mais polêmica, o secretario de Habitação afirmou que pescador não tem escolha e que a Vila de Pescadores sairia de qualquer forma.

O procurador Rodrigo Tenório, Ministério Público Federal, por sua vez, declarou que a Prefeitura não tem poder para realizar a remoção da Vila de Pescadores do Local. Já o superintendente de Patrimônio da União afirmou que a Prefeitura não mencionou a construção de uma marina no documento enviado ao Governo Federal.

A Sessão Especial tem seu início previsto para as 9h30, no Auditório da Faculdade Tiradentes (FITS), após a realização da Sessão Ordinária da Câmara Municial. Além dos orgãos públicos envolvidos, foram convidados para também deputados, faculdades e movimentos sociais para debaterem a situação da Vila de Pescadores do Jaraguá.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos