Coruripe: agentes de saúde avançam atendimento nos povoados

Foram quase 50 mil consultas médicas realizadas. Mais de 184 mil visitas domiciliares concluídas em toda região de Coruripe. Os dados informados correspondem ao fechamento até o mês de outubro, contabilizado pela equipe de agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF), que cuida do monitoramento em cada povoado.

Dados do IBGE apontam Coruripe como o segundo maior município alagoano em extensão territorial. O coordenador de Assistência à Saúde, o médico José Arnaldo Oliveira, destacou que mesmo com a distância entre os 27 povoados, a região vem recebendo cobertura do PSF. “Nossa equipe tem procurado intensificar o atendimento e criar dias especiais para o usuário, como, por exemplo, a dia da gestante. Com o planejamento do trabalho e fazendo a descentralização do atendimento, realizamos as coletas na localidade com apoio do agente de saúde, o que proporciona maior comodidade aos pacientes”, frisou.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Fátima Porto, o acompanhamento as famílias tem dado resultado por conta dos profissionais que atendem em cada povoado. “O agente destinado a prestar o serviço reside na mesma localidade, o que facilita na hora da abordagem realizada a cada paciente. Temos o cronograma com visitas mensais e destacamos uma atenção especial, realizando quatro visitas por mês. Mesmo assim, dependendo da demanda, o agente retorna a residência do paciente”, explicou.

Vacinação

Atendendo as etapas das campanhas de vacinação nacional do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o município atingiu a meta de 95% de vacinação, entre crianças, jovens e idosos. Foram duas campanhas contra paralisia infantil (poliomielite), além da campanha da vitamina A para crianças menores de cinco anos e uma campanha contra influenza para imunizar idosos. Também foi realizada a busca ativa dos sintomas respiratórios para detectar a tuberculose – ativação e implementação da vacina BCG (contra tuberculose) e hepatite B na maternidade. Outra ação foi mutirão realizado para detectar glaucoma, além de uma campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal.

Reforma e Ampliação

A população foi contemplada também com a inauguração da unidade de saúde Santa Terezinha, a reforma geral na unidade de saúde do povoado Poxim, além de melhorias com a mudança de imóvel das unidades de saúde do Miaí de Cima e de Lagoa do Pau.

Mortalidade Infantil

Outra grande conquista que constata o avanço na qualidade da saúde na região foi a reativação do Comitê de Prevenção e Redução de Mortalidade Infantil e Fetal, no mês de novembro. O trabalho terá o envolvimento municipal dos cartórios, das secretarias, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e hospitais.

Prevenção de doenças

A pasta da Saúde aguarda liberação do Ministério da Saúde para executar o atendimento a população por meio da equipe de profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF). O núcleo inicialmente será composto por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapia e profissional de educação física. O programa é mantido pelo governo federal. Nas visitas, a equipe do Nasf irá realizar atividades socioeducativas e culturais, bem como orientar os moradores acerca da prevenção de doenças e hábitos para uma vida saudável.

Coruripe teve de elaborar projeto com o território de atuação, as atividades que serão desenvolvidas, a forma de contratação dos profissionais com especificação de carga horária, identificação das equipes de Saúde da Família e a unidade de saúde que credenciará o Núcleo. Para iniciar os trabalhos o MS exigiu oito equipes para cobrir o atendimento, que funcionará em parceria com o pessoal das equipes do PSF que atende as famílias na região de Pindorama, Barreiras, Areias, Miaí de Cima e de Baixo.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos