Santa Casa recebe Acreditação ONA

A Santa Casa de Maceió é o primeiro hospital de Alagoas e a primeira Santa Casa de Misericórdia do Norte e Nordeste certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). É também a quinta Santa Casa de Misericórdia brasileira a receber tal reconhecimento.

Com essa conquista, a instituição ingressa no seleto grupo de 123 hospitais Acreditados no Brasil nos três níveis de excelência existentes, posicionando-se ao lado de centros como o A.C. Camargo (SP), Hospital do Câncer de Barretos (SP), Hospital Mater Dei (MG), Real Hospital Português (PE), dentre outros.

Segundo o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, atualmente há instituições que são planejadas e construídas focadas na Acreditação, mas que nem sempre conseguem atingir o objetivo na primeira auditoria. “O grande mérito da Santa Casa é que somos uma instituição com 158 anos de fundação, que foi concebida e construída em outro contexto histórico e que, por isso mesmo, apresenta desafios cotidianos para sua modernização. Mesmo assim, superamos esses desafios e fomos certificados agora, logo na primeira auditoria”, comemorou Humberto Gomes de Melo.

Conforme frisa o gestor da Santa Casa de Maceió, foram 2 anos e 8 meses de muito trabalho, coordenado pela equipe do Escritório da Qualidade, tendo à frente o assessor da Qualidade e Planejamento, Cláudio Albuquerque.

“O principal desafio foi fazer colaboradores e médicos compreenderem a Acreditação. Para surpresa dos próprios auditores, a Santa Casa conseguiu o feito de envolver o corpo clínico antes de obter a certificação”, relata Cláudio.

Os desafios não foram poucos. Além da implantação do sistema da qualidade, foi preciso classificar e mapear os processos (rotinas internas de cada área), promover o alinhamento (interação) entre eles e, por fim, buscar o envolvimento do corpo clínico.

“A Acreditação visa, sobretudo, o gerenciamento de riscos e a promoção de uma ação pro-ativa na prevenção de eventos adversos. O nosso trabalho tem um único foco: a satisfação do cliente da Santa Casa de Maceió”, concluiu.

Fonte: Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos