Vilela entrega cadeiras de rodas aos municípios

Para garantir acessibilidade e inclusão social aos portadores de deficiência, pela primeira vez o governo do Estado realiza nesta quarta-feira (30) a entrega de 137 cadeiras de rodas adaptadas e 500 cadeiras simples aos gestores municipais dos 102 municípios. A ação faz parte do Programa Avança Saúde, que investiu R$ 691.190 mil de recursos estaduais na aquisição das cadeiras. A solenidade será no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares, a partir das 8h30.

O evento contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta. Segundo o secretário Herbert Motta, a iniciativa visa fortalecer a assistência da saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo do governador Teotonio Vilela Filho é efetivamente oferecer maior acessibilidade aos serviços e inclusão social aos portadores de deficiência de Alagoas”, disse.

De acordo com a gerente do Núcleo de Atenção a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luciana Buarque, a distribuição das cadeiras de rodas será baseada no contingente populacional de cada um dos 102 municípios e os critérios foram formulados através de uma comissão composta por setores da Sesau envolvidos na ação.

”Os gestores municipais que vão receber as cadeiras de rodas ficarão responsáveis pelo levantamento da demanda no município por meio do Programa Saúde da Família (PSF), que deve preencher uma ficha cadastral, a qual deverá ser enviada para as instituições que fazem parte da Rede Estadual de Assistência a Pessoa Portadora de Deficiência Física de Alagoas, conforme a microrregião de Saúde”, explicou.

A demanda reprimida será encaminhada às entidades que fazem parte da rede de assistência como Associação Pestalozzi de Maceió, Adefal, PAM Salgadinho e Cemfra de Arapiraca. Em Alagoas, 16,10% da população possuem algum tipo de incapacidade ou deficiência, correspondendo a 554.441 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do censo de 2000.

“Os cidadãos que não forem contemplados passarão a fazer parte de uma lista de espera na instituição onde seus nomes foram cadastrados, para que possam vir a ser contemplados posteriormente”, afirmou Luciana Buarque.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos