A força dos pais no desconto

Depois da matrícula, é hora de comprar o material escolar e o uniforme dos filhos. Para não ser enganado pelas escolas e economizar com os itens determinados pelas instituições de ensino, o De Olho no Seu Bolso dá dicas de como proceder na hora de comprar. “A escola não pode obrigar o responsável a comprar com eles o material. Os pais devem pesquisar para gastar menos”, explica o economista André Braz, do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getúlio Vargas.

Outra dica é formar um grupo de pais para ter a força de um desconto maior. “As compras em grandes quantidades acabam com preço menor”, lembra André. A venda casada (cobrança de um serviço, como matrícula, com a venda de um produto, como agenda) pelas escolas também é proibida. O Procon alerta que colégios que cometerem infrações podem ser multadas de R$ 300 a R$ 4,5 milhões.

Antes de sair às compras, o responsável deve se planejar: faça uma lista do que sobrou do ano letivo anterior e pode ser reaproveitado e o que é preciso ser comprado para 2008. Após pesquisar e analisar a qualidade do material, o passo seguinte é definir a forma de pagamento.

Caso a escolha seja o pagamento à vista, não deixe de pechinchar. As lojas aceitam negociar e podem dar um bom desconto. No caso de compras com cheques pré-datados, faça questão de que as datas sejam especificadas na nota fiscal e no verso dos cheques. É uma garantia de que o depósito só vai ocorrer na data combinada.

Nas compras parceladas, pergunte se há juros. Lembre-se de que, com o pacotão do governo, financiamentos ficaram mais caros. Exija a nota fiscal com o material especificado. Facilita a troca.

Fonte: O Dia

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos