Operação terá mais de seis mil policiais em AL

A Polícia Militar irá oferecer policiamento ostensivo e preventivo durante o período de Carnaval em 2008 e todas as adversidades provenientes do movimento de paralisação dos policiais civis serão superadas dentro das possibilidades legais.

Já em relação às infrações penais de menor potencial ofensivo, tais como rixa, vias de fato, ameaça, dano simples e perturbação do sossego, serão primeiramente atendidas pela Polícia Militar, como de costume. Em relação ao seu registro, os membros do 7º BPM estão prontos para iniciar a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência, como já ocorre em Arapiraca e Maceió.

Esperando apenas o aval do Comando Geral da Polícia Militar. Assunto que será discutido amanhã, dia 30, quando a cúpula da Segurança Pública do Estado se reunirá e discutirá sobre a atuação a ser desenvolvida no Carnaval 2008.

A reunião contará com a participação do secretário de Defesa Social, general Édson Sá Rocha, dos comandantes da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Rubens Goulart e Jadir Ferreira, e do diretor da Polícia Civil, delegado Carlos Reis. Representantes dos órgãos de segurança também estarão no antigo cinema da PM, local da reunião, que fica no Quartel Geral da corporação, no Centro de Maceió.

Interior

A partir da noite da próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro, será desencadeada a “Operação Momo 2008” em todo Estado de Alagoas, pela Polícia Militar (PM-AL), empregando um efetivo de 6.712 policiais militares, sendo 4.046 para a capital e 2.666 para o interior, que reforçarão todos os pontos de policiamento em especial os principais destinos dos foliões, tais como o Litoral Norte o Litoral Sul (do Francês a Piaçabuçu) e o Baixo São Francisco.

Neste contexto encontram-se as cidades de Belo Monte e Pão de Açúcar, as quais compõem a área operacional do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM). Em relação a esta área de 17 municípios do Médio Sertão e da Bacia Leiteira também estão confirmados com o Comando do Batalhão programações de grande vulto em Olho D’Água das Flores e Santana do Ipanema.

Porém todos os que pretendem se divertir neste Carnaval podem ficar tranqüilos, que todas as cidades terão reforço em seu policiamento. Para o caso específico de Major Izidoro, já está pronto um plano especial de policiamento para o MajorFolia, a ser realizado na Quarta-feira de Cinzas em caráter de festa de “ressaca”.

Na região será desenvolvido um forte trabalho de preservação da ordem contando com 275 policiais, sendo desse total 30 homens de reforço provenientes de outras Unidades do Interior e da Capital. O que representa, apenas da tropa local, um total de 90% do efetivo empregado na Operação. Serão colocadas nas ruas 22 viaturas e seis motocicletas desempenhando variadas formas de policiamento, englobando rádio-patrulhamento e controle de trânsito urbano. Haverá uma guarnição reforçada do Pelotão de Operações Especiais em prontidão para atuar em toda a área do 7º BPM.

Os principais pontos de folia estarão sob aparato policial reforçado: na Croa do São Francisco em Pão de Açúcar na programação diurna e na programação noturna, da Rua da Frente. No açude do Denocs em Olivença, haverá uma guarnição policial compatível com a quantidade de foliões. Os caminhões de blocos de Santana do Ipanema, ao passarem por São José da Tapera, também estarão sob cuidados de uma equipe ampliada de policiamento.

A barra do Ipanema, em Belo Monte e o açude do Pai Mané em Dois Riachos contarão com a presença constante de rondas. E em Santana do Ipanema, no palco instalado na Praça da Matriz terá policiamento de várias guarnições, principalmente para precaver dos enfrentamentos de grupos rivais das periferias da cidade. Os quais já estão sendo identificados e cadastrados em uma base de portifólio com seus rostos e sinais característicos como tatuagens.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos