Pesquisa sobre acidentes de trânsito

A Prefeitura de Maceió, através da Coordenação de Estatísticas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), desenvolveu estudos para avaliar o índice de acidentes de trânsito no período carnavalesco dos anos de 2006 e 2007.

Os resultados foram apresentados agora em janeiro, a estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A SMTT também está divulgando os dados para toda a população maceioense, com o intuito de alertá-la e, assim, tentar minimizar o número de acidentes, garantindo assim um trânsito mais seguro e o respeito à vida.

De acordo com o levantamento, no período carnavalesco de 2006 o horário mais crítico foi das 12h01min às 18h, e o local onde ocorreu o maior índice de acidentes foi o Farol. Já em 2007, foi das 18h01 às 00h00, e também o Farol foi identificado como o local mais crítico.

Comparando o Carnaval dos dois períodos, constatou-se que houve, em 2007, um aumento de 25% no número de acidentes de trânsito sem vítima e de 85% no número de acidentes com vítimas. Em ambos, o dia mais crítico foi o sábado.

A coordenadora de estatística da SMTT, Ivone Monteiro, mais uma vez alerta aos condutores que sejam mais prudentes no trânsito. “Os condutores precisam entender que a prudência no trânsito significa que os eles estão valorizando suas vidas e valorizando e respeitando a vida de alguém. Por isso, peço aos motoristas que sejam prudentes”, disse Ivone.

De acordo com Rita Borges, colaboradora do setor de Estatísticas da SMTT, o álcool ainda é o maior causador de acidentes de trânsito. “Precisamos entender que álcool e direção estão sempre na contramão, eles não combinam. E, no entanto, por mais campanhas que estejamos realizando, o álcool é ainda o maior vilão do trânsito”, esclarece Rita.

A SMTT vem investindo cada vez mais em campanhas educativas para tentar reduzir o número de acidentes, principalmente os com vítimas, e a Coordenação de Estatísticas do órgão vem acompanhando os resultados. Nesta quinta-feira (31), às 9 h, haverá uma coletiva com a imprensa, na sede da SMTT, sobre a operação “Ressaca” – fiscalização do trânsito no período carnavalesco. Participam dessa operação os seguintes órgãos: Ministério Público, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Polícia Militar (PM), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos