Saúde municipal mantém plantão no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá equipes de plantão para o atendimento básico de saúde nos dois grandes pólos do carnaval de Maceió. Tanto a Avenida Monte Castelo (Vergel) quanto Jaraguá terão equipes de prontidão para realizar os primeiros socorros em qualquer folião que necessite de cuidados de saúde e encaminhá-lo, num caso mais grave, à Coemal.

No Vergel, a equipe estará trabalhando durante todo o sábado (2), quando acontece o desfile das escolas de samba. Em Jaraguá, o plantão será diário, até a terça-feira de carnaval. No local, além dos primeiros socorros, os profissionais farão a distribuição de camisinhas e repassarão orientações de saúde.

A medida, tomada para reforçar nesse período o atendimento à população, que tem sido penalizada pela falta de entendimento entre o Governo do Estado e servidores da saúde em greve, foi informada pelo secretário municipal de Saúde de Maceió, Théo Fortes, durante reunião convocada pelas promotoras de Justiça Dalva Tenório e Cecília Carnaúba para discutir o atendimento à população, principalmente às gestantes, no período carnavalesco.

Na reunião – que contou com a participação das coordenadoras de Planejamento, Vera Elias Rodrigues, e dos programas de Saúde da Mulher, Luzitânia Barros, e de Saúde da Criança, Maria José da Silva Santos, além da diretora da Casa Maternal Denilma Bulhões, Roberta Lins – a questão foi debatida com representantes da saúde estadual e de maternidades e hospitais conveniados ao SUS no município, sendo provocada, segundo a promotora Dalva Tenório, pela constante falta de cumprimento, por parte de alguns profissionais, das escalas de final de semana, o que vem prejudicando o atendimento.

De acordo com Théo Fortes, o município tem buscado manter um pacto com os hospitais, notadamente com as maternidades que fazem o atendimento público, para que as equipes cumpram os plantões de final de semana sem falhas, para que não haja sobressaltos no Sistema.

"Temos vivenciado uma situação bastante delicada na área de saúde e todos precisam entender que este é um momento de esforço conjunto. E a Secretaria Municipal de Saúde não tem poupado esforços nessa parceria com o Estado, para evitar a ocorrência de um novo colapso no atendimento", frisou o secretário.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos