Defesa Civil sem mantém em prontidão

Secom MaceióRepresentantes da Defesa Civil se reúnem para traçar estratégias

Representantes da Defesa Civil se reúnem para traçar estratégias

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) se reuniu nesta sexta-feira, 1º, com os representantes de órgãos do município para acertar a escala de plantão do carnaval.

Preocupada com as chuvas dos últimos dias, a Comdec deixará de prontidão 300 homens, sendo 100 da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), 100 da Superintendência de Obras e Urbanização (Somurb) e 100 da Superintendência de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).

Segundo a Comdec, há previsão de chuva durante o Carnaval apenas para a terça-feira, 5 de fevereiro. "No entanto, toda a equipe ficará com os celulares ligados para atender qualquer eventualidade", explica o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos de Almeida.

Tradicionalmente, o período mais chuvoso do início do ano em Maceió se dá entre a segunda quinzena de fevereiro e começo de março. Mas, diante da antecipação do mau tempo, a Comdec decidiu intensificar os trabalhos de prevenção de acidentes na Capital. Além do pessoal do próprio município, a Comdec também conta com o apoio dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por moradores e lideranças comunitárias das áreas de risco de Maceió.

Os voluntários observam a ocupação das áreas de risco – como as encostas – e comunicam qualquer irregularidade à Comdec. Para realizar esse trabalho, os líderes comunitários são treinados pelo município antes de tomarem posse como voluntários.

Entre as irregularidades mais comuns está a ocupação desordenada de encostas e o desmatamento da vegetação, que impede a ocorrência de deslizamentos de terra.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos