Inmeq fiscaliza produtos consumidos no carnaval

Visando a proteger o público consumidor durante o carnaval, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) divulgou o resultado da “Operação Carnaval” iniciada em parte há cerca de um mês, e reforçada a partir da última segunda-feira, 28, com os profissionais do órgão conferindo a qualidade e a quantidade dos produtos consumidos no carnaval, a exemplo de água mineral, refrigerantes, repositor energético, bloqueador solar, gelo, carvão vegetal, preservativo masculino e os pratos e balanças de self-service.

Ao todo foram mobilizados 18 técnicos que visitaram todo o estado, com foco nas principais cidades da folia momesca, examinando 115 produtos, e se as características indicadas nas etiquetas ou nas embalagens destes produtos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo o Inmetro. Dos produtos fiscalizados apenas o gelo da marca campion foi reprovado por apresentar irregularidade com um erro médio de – 4,4%.

A fabrica que teve o produto reprovado foi autuada e terá um prazo de 15 dias para apresentar defesa ao setor jurídico do órgão; a multa pode ser de R$ 50,00 a R$ 5.000,00.

O presidente do Inmeq, Virgilio Palmeira explicou que a tarefa das equipes do órgão obteve o êxito esperado, já que alcançou este ano o melhor índice. Palmeira disse também que os técnicos realizaram fiscalização em alguns restaurantes que comercializam no sistema “self-service” verificando se as balanças e os pratos estavam corretos. “Orientamos aos proprietários que fixem o peso do prato bem visível ao consumidor”, acrescentou.

O Instituto também realizou fiscalização nos preservativos comercializados em motéis, farmácias e drogarias. Ao todo foram fiscalizados 20 motéis instalados no trecho compreendido entre os municípios de Paripueira a Barra de São Miguel, além de Arapiraca e Palmeira dos Índios, onde o fluxo de pessoas será mais intenso. Diferente de anos anteriores, quando foram encontrados preservativos sem a marca do Inmetro, este ano garante ao consumidor a certeza da boa qualidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos