Sem-terra bloqueiam rua no centro de Inhapi

Wadson Correia/CortesiaSecretário de Finanças recebe comissão de trabalhadores rurais

Secretário de Finanças recebe comissão de trabalhadores rurais

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) bloquearam uma das principais ruas de Inhapi, cidade localizada no Sertão de Alagoas, a 275 quilômetros de Maceió, para apresentar uma pauta de exigência ao prefeito do município, Renato Costa.

A movimentação começou às 6h20, quando chegaram à cidade ameaçando acampar, caso não houvesse acordo. O prefeito Renato Costa estava viajando e quem conduziu toda negociação, o secretário de Finanças Ezequiel Costa.

Na reunião com o secretário, foi apresentada a pauta de reivindicações, como construção de postos de saúde, ambulância, visita de agentes de saúde e medicamentos, construção de escolas nos assentamentos, material escolar, contratação de professores, TV, computador e transporte, estruturação da secretaria do MST, estradas, 400 metros de canos, telefone público e lonas, viabilização de transportes para entrega do leite nos acampamentos, entre outras.

Cerca de 200 trabalhadores rurais ligados ao MST esperavam pelo acordo do lado de fora, interrompendo a passagem de veículos com bandeiras e pedras. Contaram com o apoio dos trabalhadores rurais de Água Branca e de diversos acampamentos, entre lês, Frei Damião, 1° de novembro, São João, Nilton Santos, Nossa Senhora da Saúde e Santa Teresinha.

A manifestação chegou ao fim no final da manhã, quando o secretário anunciou medidas de emergência. “Vamos fazer o que é mais urgente nos acampamentos como, por exemplo, as visitas dos agentes de saúde, reformas nas estradas e a liberação de lonas”, disse Ezequiel Costa.

“Já tínhamos marcado uma reunião com o prefeito, mais nunca dava certo, por isso resolvemos chamar atenção bloqueando ruas. Agora vamos ver o que vai acontecer, o secretário está ciente das nossas dificuldades, caso não resolva nada voltaremos com mais força”, explicou a líder do movimento, Maria Costa.

Na saída, o movimento anunciou que a próxima manifestação acontecerá na sede da Prefeitura de Água Branca, município também sertanejo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos