Aumenta o número de endividados em janeiro

O balanço de inclusões e exclusões do banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou um alto índice de endividamento do consumidor no mês de janeiro. Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, foi registrado aumento de 100,10% nas inclusões ao cadastro de inadimplentes quando relacionado ao mês de dezembro.

Apesar do aumento no endividamento no mês de janeiro, quando a comparação é feita com o mesmo período de 2007, houve redução no índice de inadimplência em 35.81%. De acordo o economista da CDL, Silvio Costa. “Essa redução aponta uma preocupação maior dos consumidores em retirar seus nomes do cadastro de inadimplentes”.

O número de saídas do cadastro de inadimplentes do SPC, em relação ao mês de dezembro, também reduziu, 43.80%. Foram 5.470 exclusões, o que representa 86.70% do total de inclusões. Quando comparado com janeiro do ano anterior notou-se aumento de 42.75%.

Consultas – No mês de janeiro, o volume de acessos ao banco de dados do SPC foi de 59.205 consultas, o que representa redução de 38.67% quando relacionado ao mês anterior. Quando comparado com janeiro de 2007 foi verificado aumento de 28.07% nas consultas realizadas.

Ainda segundo Silvio Costa, “esse aumento nas consultas em relação ao ano passado dá indicações de que as vendas continuam aquecidas no Estado, resultado de fatores como o aumento da massa salarial; expansão de crédito e ampliação do prazo de financiamento; crescimento no número de cartões próprios; redução dos preços de produtos, tais como informática e telefonia; e novos hábitos de consumo”.

Do total de consultas realizadas ao SPC, 15.867 possuíam registro, ou seja, 26.80% estavam com restrição ao crédito. Em análise com o mês anterior verificou-se decréscimo de 50.32%. Já em relação ao mesmo período do ano passado foi registrado aumento de 3.46% no número de consultas com registro negativo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos