Projeto visa reduzir a morbimortalidade

No próximo mês de maio, técnicos do Detran de Alagoas e da Secretaria Estadual de Saúde darão início às ações que pretendem reduzir a morbimortalidade no trânsito em Alagoas. O objetivo do projeto, que vem sendo discutido pelos profissionais, é mobilizar setores governamentais e a sociedade para reduzir os acidentes e a violência no trânsito.

No Brasil, esses índices configuram um problema de saúde pública e provocam grande impacto na morbidade e mortalidade da população. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes de transporte foram responsáveis por 6.930 mortes entre 1996 e 2007 – uma média de 577 mortes por ano.

A chefe do setor de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Walkíria Amorim, explica que é preciso que todos se engajem para reduzir esses índices. "Existe uma determinação do diretor-presidente do Detran, Élcio Lima, para que trabalhemos para reduzir os índices de acidentes e morte no trânsito e nossa principal arma são justamente os mecanismos e projetos de campanhas educativas", comenta.

Já o Técnico da Diretoria de Promoção da Saúde, Elóy Lyanes Martin, afirma que o projeto é de essencial importância, porque interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Entre as ações previstas no projeto estão a realização de oficinas de capacitação, tendo como público alvo setores envolvidos com o trânsito, de fórum do trânsito, de campanha de redução da morbimortalidade, além de discussão do tema trânsito transversalmente no curriculum do ensino fundamental e médio e atividades teatrais de rua nos pontos de grande circulação de motociclistas e ciclistas.

Essas ações que se iniciam em maio, seguem até o final deste ano. Participam do projeto o Departamento de Estradas e Rodagens, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos do sistema trânsito. Mais informações pelo telefone 3315-2265.

Fonte: Detran-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos