Apala realiza caminhada pela Vida

Danielle Silva/Alagoas24HorasDanielle Silva/Alagoas24Horas

Uma caminhada pela orla marítima de Pajuçara na manhã deste domingo, 9, marcou as comemorações do aniversário de 15 anos da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala). Dezenas de pessoas, entre colaboradores e amigos foram às ruas para mostrar a importância do trabalho de assistência aos portadores de câncer realizado pela instituição.

A caminhada saiu do Hotel Enseada por voltas das 9 horas e seguiu em direção ao espaço de lazer onde finalizaria a atividade ao som de “Amigos Para Sempre”, tocado pela banda da Polícia Militar. A idéia é celebrar com os amigos da instituição, os 15 anos de luta contra o câncer.

Durante a caminhada, um carro de som orienta a população sobre a importância da doação de medula, um tema ainda pouco esclarecido na sociedade.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, a assistente social da Apala, Márcia Eugênia Gomes, contou que a instituição tem se esforçado para orientar, através de palestras e capacitações, profissionais e membros da sociedade a fim de desmistificar a doação de medula óssea.

De acordo com especialistas, semelhante ao hemograma, o procedimento inicial para doação de medula óssea não é mais que a coleta de 10 ml de sangue que pode transformar um paciente vítima de uma doença hematológica em um cidadão saudável.

Para se candidatar à doação de medula óssea é exigido, apenas, que a saúde do futuro doador esteja em perfeito estado e ele tenha, no mínimo, 18 anos de idade. Caso se encontre um doador compatível com o paciente que necessite do transplante ele é convocado, e por meio de um pequeno procedimento cirúrgico nos ossos da bacia, que não causam comprometimento à saúde do doador, depois disso o transplante é realizado.

Nesta segunda-feira, 10, a Apala vai estar realizando, em parceria com o Hemoal, a campanha de doação de sangue e medula óssea na sua sede, das 8h às 13h. Informações pelo telefone 2122.9400.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos