Ceal cumpre meta do Luz Para Todos

A Companhia Energética de Alagoas – Ceal está entre as poucas concessionárias de energia do Brasil federalizadas, que têm conseguido atingir as metas do programa Luz Para Todos, do Governo Federal. Mesmo sem o Estado cumprir sua parte acertada com o Ministério das Minas e Energia (MME), a Ceal tem alcançado sucesso no programa.

No compromisso firmado em 2004 entre a Ceal, o MME, a Eletrobrás e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficou definido que Alagoas teria que eletrificar 53.500 residências até dezembro deste ano. Para tal, 30% dos recursos utilizados seriam da Ceal, outros 60% do governo federal e 10% do Estado.

Até dezembro de 2007 a Ceal tinha que realizar 37 mil novas ligações e consegiu atingir o número de 44.316 mil. Somando com as ligações realizadas até fevereiro deste ano, a quantidade sobe para 45.115 mil, todas efetuadas com recursos próprios e do Governo Federal. Falta apenas a contrapartida do Governo do Estado.

No final do mês passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a governadores de seis Estados, entre eles Alagoas que se esforcem para resolver as pendências que impedem o cumprimento do programa Luz para Todos.

Lula e o ministro Edson Lobão (Minas e Energia) se reuniram com governadores dos Estados do Amazonas, Acre, Alagoas, Roraima, Rondônia e Piauí. Desses, apenas Alagoas não está abaixo da meta estipulada para o programa.

Na reunião os governadores informaram que os problemas para cumprir as metas são das distribuidoras, mas em Alagoas é diferente. "Se o governo tivesse dado a sua contrapartida, Alagoas já teria até antecipado a meta final, já que o prazo nem acabou e estamos quase lá, mesmo sem a participação do Estado", disse o coordenador do Luz Para Todos pela Ceal, Vladimir de Abreu.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos