Maceió: 48% dos homicídios são contra jovens

De 2002 a 2006, 48% dos homicídios cometidos em Maceió foram contra jovens de 15 a 24 anos. Isso é o que diz o Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros 2008, pesquisa do sociólogo Júlio Jacobo, que teve apoio do Data-SUS do Ministério da Saúde. Os dados foram comentados hoje pelo historiador Geraldo de Majella, durante a 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Maceió.

Baseado nas informações do Mapa da Violência, Geraldo de Majella afirmou que de 2002 a 2006, 3.109 homicídios foram registrados na capital alagoana. Desses, 1.492 foram contra jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, o que equivale a 48% do total. Ainda segundo o mapa, somente em 2006 foram registrados 687 homicídios em Alagoas. Desse total, 493 foram de jovens nessa faixa etária, o que corresponde a 71,8% do total de assassinatos.

De acordo com Geraldo de Majella, uma das explicações para os altos índices de violência contra os jovens é o envolvimento deles com as drogas, principalmente o crack. “Essa é a droga mais nefasta e que tem atingido a elite, os pobres, a população do interior e da capital”, comentou o historiador. “Mas a violência não é só uma questão de polícia”, completou.
Geraldo de Majella afirmou que a juventude tem que se mobilizar para conquistar cidadania e para aprofundar a democracia. “Temos que ampliar a democracia e incluir os brasileiros que estão com a cidadania mutilada”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos