Iteral participa de reunião com CPT e governo

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Geraldo de Majella, participou na manhã de hoje de uma reunião com líderes da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), o governador Teotonio Vilela e dirigentes de outros órgãos do Estado, no Palácio República dos Palmares. O objetivo do encontro foi discutir pautas apresentadas pela CPT ao governo, entre elas o mapeamento fundiário de Alagoas.

De acordo com Geraldo de Majella, esse trabalho já está sendo desenvolvido pelo Iteral e será ampliado. “Vamos apresentar um projeto de mapeamento fundiário do Estado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando a realização de um convênio entre os dois órgãos”, afirmou.

Demandas

Outras reivindicações apresentadas pelos integrantes da CPT aos dirigentes dos órgãos públicos e ao governador foram: apoio para a realização de feiras com produtos da agricultura familiar cultivados nos assentamentos rurais, liberação de sementes para o início de alguns cultivos, ampliação do programa do leite, definição a respeito das terras do Produban, infra-estrutura para os assentamentos e acesso à educação.

O governador Teotonio Vilela disse que irá ajudar os agricultores a instalar suas feiras. “É uma honra discutir esses assuntos nessa mesa. A CPT tem uma representação muito importante para que nosso projeto de governo possa se desenvolver”, garantiu o governador.

Segundo o coordenador da CPT, Carlos Lima, algumas cidades ainda não têm feiras com produtos cultivados nos assentamentos por falta de incentivo, como transporte e barracas para montagem do pequeno comércio.

De acordo com ele, a instalação periódica de feiras em outras cidades, principalmente na região Norte do Estado, onde a demanda é maior, garante escoamento da produção dos assentamentos. “A maioria das famílias assentadas da reforma agrária não pratica outras atividades além da agricultura, e precisa vender sua produção para sobreviver”, disse o coordenador.

Também participaram da reunião o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, o secretário de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Alexandre Toledo, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Alagoas (Incra), Gilberto Coutinho, e representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (Ideral), Serveal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Fonte: Assessoria/Iteral

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos