Baldomero Cavalcanti reativa parlatório

AssessoriaParlatório foi inaugurado pelo intendente e presidente da OAB

Parlatório foi inaugurado pelo intendente e presidente da OAB

Foi reativado nesta quarta-feira, 02, o espaço destinado para as conversas reservadas entre advogados e reeducandos. O parlatório tem capacidade para seis atendimentos por vez e vinha sendo utilizado como carceragem devido a grande população carcerária do Presídio Baldomero Cavalcanti.

A partir de hoje, 02, advogados que trabalham na defesa de reeducandos do Baldomero Cavalcanti contam uma estrutura adequada para exercer dignamente a atividade profissional. Até o mês passado, os advogados utilizavam o espaço do refeitório da unidade prisional para terem as conversas reservadas com seus clientes.

Para o reeducando Paulo Cruz da Silva, que há mais de três anos cumpri pena no Baldomero Cavalcanti, a reativação vai auxiliar nas reuniões com os advogados. “Com a reabertura do espaço, vai ser melhor para a gente conversar com os advogados com tranqüilidade. Antes a gente usava o refeitório dos agentes e algumas vezes estava ocupado e a gente tinha que esperar. Antes era mais difícil, mas agora vai melhorar muito”, ressaltou o reeducando.

A solenidade de reativação do parlatório contou com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Omar Coelho, que classificou a reabertura do espaço como um grande passo do Sistema Penitenciário de Alagoas para com a cidadania.

“A reativação é boa para a dignidade tanto do advogado, que ficava sem espaço adequado para exercer sua atividade, como também para os presos que passam a ter um conforto maior e podem conversar com seus advogados mais tranqüilamente. Este é o marco para o regate da cidadania, um direito que todos têm”, afirmou Omar Coelho.

As obras de recuperação do parlatório foram realizadas pelos próprios reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti. “A reabertura marca uma nova fase do Baldomero depois das muitas mudanças de procedimentos implementadas por todos os que aqui trabalham. Ela visa a humanização no tratamento com o preso”, disse o presidente da comissão que administra o presídio, Cleber Gomes.

A comissão, formada por três pessoas, está sob a direção do Baldomero Cavalcanti desde o dia 25 de fevereiro. Segundo o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, os trabalhos da comissão ainda permanecem por mais algumas semanas até que todas as medidas previstas para as mudanças de procedimento sejam efetivadas.

“A reativação parlatório está entre as medidas implementadas em prol do bem-estar dos reeducandos. Muitos outros procedimentos foram adotados ou alterados e o trabalho de sucesso, onde não houve resistência por parte dos reeducandos, mostra que estamos no caminho certo e podemos expandir medidas para as demais unidades prisionais, primando sempre o que rege Lei de Execução Penal”, destacou Bugarin.

Fonte: Assessoria/Intendência

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos