Maceió apresenta Plano de Combate à Dengue

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, o diretor de Defesa à Saúde, Herbert Charles Barros, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maceió, Gerônimo Ferreira, participaram, de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde, cujo objetivo foi debater estratégias de combate à dengue em Alagoas.

No encontro, que reuniu representantes de vários municípios, Herbert Charles Barros apresentou o plano de combate à doença desenvolvido por Maceió. Entre as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde está a prorrogação do horário de atendimento de oito unidades de saúde para atender os casos suspeitos de dengue, que passam a funcionar das 7h às 22h, incluindo sábados e domingos.

As unidades são os PAMs Salgadinho, Bebedouro e Dique-Estrada e as unidades de saúde da Pitanguinha, João Paulo II (Jacintinho), Ib Gatto Falcão (Colina dos Eucaliptos), Caic Benedito Bentes e Graciliano Ramos. Para facilitar a detecção da doença, foram instalados nessas unidades, postos de coleta do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim).

O município criou, ainda, duas equipes responsáveis por realizar o bloqueio de transmissão da doença, em locais onde há casos confirmados. "Essas equipes estão responsáveis por combater os mosquitos adultos no espaço de nove quarteirões de onde o paciente contaminado reside, enquanto os outros agentes de endemias trabalham na busca por larvas do Aedes Aegypti", disse o diretor de Defesa à Saúde da SMS.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, frisou o comprometimento da SMS em combater a doença. "Estamos empenhados no combate aos focos do mosquito e trabalhando para evitar o aumento do número de óbitos e a evolução da doença para formas mais graves", disse.

Além dessas ações, em breve será implementada uma central 0800, que facilitará na elucidação de dúvidas sobre assuntos relacionados à dengue.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos