Presos ameaçam rebelião em protesto

Presos do Pavilhão I da Casa de Detenção de Maceió, o conhecido Cadeião, ameaçaram “virar a cadeia” na manhã desta sexta-feira, 2, em represália a punição administrada pela direção da unidade prisional depois que tentaram fazer um agente penitenciário refém na tarde de ontem.

Equipes do Grupo de Ações Penitenciárias (Gap) foram acionados para fazer uma revista geral em todo o presídio na tentativa de apreender armas e drogas que estejam de posse dos presos.

Segundo o diretor do Cadeião, capitão Roberto Goulart, os presos tentaram puxar uma gente penitenciário para dentro do Pavilhão I na tarde de ontem, com o intuito de fazê-lo refém. “Eles passaram a noite inquietos, fazendo barulho e abalando as grades porque antecipamos o ‘tranca’ para evitar um problema maior e puni-los pela indisciplina. No início da manhã de hoje acionamos o Gap para fazer uma revista geral e chagamos a efetuar disparos de contenção para evitar um princípio de rebelião”, explicou.

Outra reivindicação dos presos é com relação a alimentação. Eles reclamam que nos últimos dias está sendo servido frango e pedem a alternância com carne. “Eles fizeram um abaixo-assinado que será entregue a Intendência Geral do Sistema Penitenciário”, completou.

No final da revista, que durou cerca de 4 horas, foram apreendidos quatro aparelhos celulares, seis serras, duas facas artesanais, quatro maricas, uma máquina de cola quente, um carregador de celular, um chip de celular, 24 bombinhas de maconha e mais 30 gramas de maconha.

Parte do material apreendido estava na cela do detento Edjanilton, que assumiu ser proprietário dos objetos e informou que os celulares e as serras entraram na tarde de ontem durante a visita. Ele afirmou que as serras estavam dentro de um pacote de munguzá.

atualizado às 10h05.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos