Agentes penitenciários recuam após negociação com SDS

Pelo menos três pontos de pauta dos agentes penitenciários serão atendidos pelo secretário de Defesa Social Paulo Rubim, como ficou acertado na reunião ocorrida neste sábado, 3. Os avanços deixaram a categoria confiante na melhoria das condições de trabalho, motivo de greves dos agentes há pelo menos dois anos.

Uma comissão formada por agentes e servidores da Intendência Penitenciária iniciará, a partir desta semana, uma negociação com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para autorização do passe livre para a categoria nos transportes públicos.

O secretário garantiu a aquisição, em tempo hábil, de dois mil revólveres calibre 38, além de coletes à prova de balas e viaturas, exigidos pela categoria. “O secretário concorda com a nossa pauta salarial, mas somente o governo poderá decidir sobre o assunto. Entretanto se comprometeu em intermediar as discussões sobre a pauta junto ao governo”, contou Avelino.

Sobre o pedido de modificação das guaritas e alojamentos, o secretário disponibilizou a equipe de engenharia da SDS para tentar solucionar o problema. A partir de segunda-feira, 5, a equipe fará uma visita ao Sistema Prisional para pontear as necessidades. Segundo Paulo Rubim, as reformas serão realizadas com recursos próprios da Secretaria.

“Se as negociações andarem, como prevemos a categoria deverá recuar e suspender o movimento de greve, caso contrário poderemos radicalizar”, concluiu Avelino, diretor sindical.

“Esta é uma parceria que está caminhando. As reivindicações que dizem respeito a armamento e coletes já estão atendidas, mas pode demorar devido à burocracia. Não podemos abrir mão de melhorias nas condições de trabalho. As reivindicações são justas e solucioná-las é interesse nosso”, afirmou Rubim.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos