SMS realiza atividades contra o tabagismo

O município de Maceió inicia nesta sexta-feira seu engajamento na campanha nacional contra o tabagismo, que este ano está voltada ao público jovem, sob o tema "Fique esperto, começar a fumar é cair na deles". Antecipando-se à mobilização programada para o Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde, através das coordenações de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) e de Saúde Mental, realiza hoje, a partir das 9h, o trabalho de prevenção contra o fumo com os usuários do CAPS AD.

"A prevenção é uma das prioridades da atenção básica e o município de Maceió tem tido uma preocupação muito grande em levar esse tipo de ação a todas as faixas etárias, reduzindo a incidência de doenças que levam risco de morte à população", reforçou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

Das atividades no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD) – que incluem palestra e exibição de filme sobre o tabagismo, apresentação artística dos usuários e do grupo musical do CAPS Sadi Carvalho, além de panfletagem no colégio Cristo Rei e nas imediações da própria unidade, localizada na rua Virgínio de Campos, no Farol – participa também a Inspetoria de Ecologia Humana da Vigilância Sanitária Municipal, intensificando o trabalho educativo e fazendo a adesivação de locais proibindo o fumo.

Também nesta sexta-feira, a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde e os programas municipais de Controle do Tabagismo e de Saúde do Adolescente somam suas ações à Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) no Complexo Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB). No local, haverá, das 9h às 17h, avaliação do grau de dependência da nicotina, depoimentos de ex-fumantes e fumantes, apresentação de grupos folclóricos e da peça teatral "A droga de cigarro é uma droga", e distribuição de brindes e material informativo.

No sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, o trabalho preventivo ficará concentrado no Shopping Iguatemi. Durante todo o dia serão feitas a exibição de vídeos, a exposição e distribuição de material informativo, além de avaliação do grau de dependência da nicotina.

A saúde municipal, no entanto, estenderá as ações preventivas contra o tabagismo durante o mês de junho, reforçando o objetivo do Ministério da Saúde de aumentar a conscientização da população juvenil em relação às estratégias da indústria do cigarro para atrair novos e, cada vez mais, jovens consumidores. No dia 10 de junho, a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Costa, faz palestra sobre os malefícios do tabagismo no auditório da SMS. A atividade será encerrada com sorteios e trocas de cigarros por brindes.

A programação do município se encerra nos dias 18 e 19 de junho, com a realização de oficinas sobre o tabagismo nas escolas municipais que têm Núcleos de Adolescentes Promotores de Saúde (NAPS). Ao final, os estudantes participarão de uma gincana sobre o tema, com direito a sorteios, exposição de cartazes e distribuição de brindes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos