Capitania dos Portos realiza ação de assistência social em Jaraguá

Luis Vilar/Alagoas24HorasEvento da Capitania dos Portos atraiu comunidade de pescadores

Evento da Capitania dos Portos atraiu comunidade de pescadores

Durante toda a manhã deste sábado, dia 7, os homens da Capitania dos Portos promoveram um dia diferente para os moradores da Vila dos Pescadores de Jaraguá. A Capitania dos Portos patrocinou uma operação de assistência cívico social, que contemplou toda a comunidade de pescadores com diversos serviços médicos e de higiene.

Durante o evento, foram realizados serviços de atendimento médico voltados para doenças como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes. A ação faz parte das comemorações alusivas à Batalha Naval do Riachuelo.

Todos os anos, durante as comemorações da data magna da Marinha do Brasil, são realizados os serviços de assistência cívico social como forma de integrar a Marinha à sociedade. Neste ano o público alvo são os pescadores da Vila Jaraguá, localizada próximo ao Porto de Maceió.

Na ocasião, haverá aferição de pressão arterial e da dosagem da glicemia capilar, serão ministradas palestras educativas sobre higiene oral, com ensinamento prático da técnica de escovação e utilização do fio dental. Serão distribuídos 100 Kits de Higienização bucal para as crianças, composto de escova, creme e fio dental. Ainda nesta Aciso serão realizados cortes de cabelos do público masculino de todas as idades.

Às 16h, haverá cerimônia militar alusiva à data do dia 11 junho de 2008, na sede Capitania, no Jaraguá.

Batalha

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança, na desembocadura de um pequeno afluente do Rio Paraná, o Riachuelo. Foi uma batalha sangrenta, o inimigo era numericamente superior e aguerrido, mas a nossa Força Naval, sob o comando do Almirante Barroso, que ao avistar o inimigo, prevendo que o combate era inevitável mandou içar imediatamente o sinal: “Preparar para o combate”.

Depois foi içado o sinal que até os dias atuais move a Marinha e demonstra o amor dos marinheiros pela Pátria: “o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. No calor da Batalha, sentindo que a vitória era possível o Almirante Barroso mandou içar o sinal: “sustentar o fogo que a vitória é nossa”. O inimigo foi vencido e bateu em retirada com os seus navios que sobraram.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos