Ex-militar é condenado a mais de 19 anos

O ex-tenente José Luiz da Silva Filho, 50, o Silva Filho, foi condenado – após mais de 12 horas de julgamento – a 19 anos, 11 meses e 29 dias de pena de reclusão pelo assassinato do coordenador de arrecadação tributária da Secretaria da Fazenda, tributarista Silvio Viana, crime ocorrido no dia 28 de outubro de 1996. O júri foi presidido pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal da Capital. Foram seis votos a um pela condenação.

O julgamento havia sido adiado oito vezes, mas nesta terça-feira, 10, Silva Filho foi julgado no Fórum do Barro Duro. O militar já havia sido condenado pelo assassinato delegado Ricardo Lessa, crime ocorrido em outubro de 1991, quando também foi executado o policial civil Antenor Carlota, que estava no mesmo carro. Pelo crime, Silva Filho foi afastado dos quadros da Polícia Militar de Alagoas.

O nome de Silva Filho foi citado durante o julgamento do ex-tenente–coronel Manoel Cavalcante – que está no Presídio Federal de Catanduvas e do ex–PM Garibalde Amorim, ambos condenados há 19 anos pelo crime. Silva Filho respondeu pelo caso e foi impronunciado. Depois que foi citado por uma testemunha, o promotor pediu que ele fosse impronunciado, mas o juiz mandou que o júri decidisse e ele foi pronunciado.

Durante seu depoimento, Silva Filho arrolou o deputado estadual João Beltrão (PMN) como testemunha de defesa. Segundo o ex-militar, ele estaria com o parlamentar no momento do crime. O advogado de defesa de Silva Filho, José Fragoso, afirmou que irá recorrer da decisão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos