IDEB: Alagoas apresenta avanço na Educação

AssessoriaEducação avançou segundo Índice de Desenvolvimento da Educação

Educação avançou segundo Índice de Desenvolvimento da Educação

A qualidade do ensino oferecido na rede pública de ensino fundamental, a alunos na faixa de 7 a 14 anos de idade, está melhorando a cada dia. Isso é o que indica o Índice de Desempenho da Educação Básica – Ideb relativo ao período de 2005 a 2007. O Ministério da Educação (MEC) fixou metas de qualidade que devem ser alcançadas de dois em dois anos. O objetivo é atingir até 2022 as médias atuais de qualidade dos países desenvolvidos.

A secretária da Educação de Alagoas, Márcia Valéria Santana visitou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, Jarbas Omena Filho para parabenizar os 102 municípios alagoanos e avisar a boa notícia, é que as metas para 2008 e 2009, estabelecidas para os níveis fundamental e médio de ensino, já foram alcançadas em 2007, mas somente no ensino fundamental.

“O avanço no Ideb no ensino fundamental ocorreu principalmente por conta do trabalho realizado pelas as prefeituras, que investiram em qualidade da educação. Quero parabenizar o esforço do conjunto dos municípios, que concentram as matrículas nesta faixa de ensino”, enalteceu a secretária.

O presidente da AMA agradeceu a visita e solidificou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação. “Sabemos que as dificuldades de aprendizagem são cumulativas, conseqüentemente os problemas são maiores no fim da educação básica. Vamos continuar caminhando para um trabalho compactuado, pois precisamos fazer muito mais. Alagoas está de parabéns, mas ainda temos muitos desafios”, enfatizou Jarbas Omena.

Cálculo

O Ideb de cada nível de ensino é calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), da Prova Brasil e das taxas de aprovação, repetência e evasão escolar coletadas pelo Censo Escolar. Este é o segundo ano em que o Ideb é divulgado.

Numa escala de 0 a 10, as quatro primeiras séries do ensino fundamental pularam de 3,8, em 2005, para 4,2, no ano passado. No mesmo período, as quatro últimas séries desse nível de ensino passaram de 3,5 para 3,8. Já o ensino médio passou de 3,4 para apenas 3,5, entre 2005 e 2007.

A média dos estudantes brasileiros no Ideb cresceu em todas as etapas do ensino médio, entre 2005 e 2007, segundo o MEC. Apesar do aumento nas notas, as médias continuam baixas.

Maior avanço

Nessa etapa da educação, os Estados que apresentaram maior avanço foram Alagoas, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Todos verificaram, de 2005 para 2007, um aumento de 0,8 ponto em seu Ideb.

Em quase todas as unidades da federação, a melhora aconteceu tanto nas médias dos alunos quanto nos índices de aprovação, e as metas estipuladas para 2007 não só foram cumpridas como já ultrapassadas.

O único Estado que não cumpriu a meta no primeiro ciclo do ensino fundamental foi Minas Gerais, apesar de ter chegado bem perto: teve média no Ideb 4,7, quando a meta para 2008 era 4,8.

Fonte: Ascom AMA com informações do MEC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos