Droga elimina parasita da doença de Chagas

BRASÍLIA – Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), câmpus de Ribeirão Preto, conseguiu praticamente eliminar os parasitas causadores do mal de Chagas do organismo de camundongos.

A nova droga, denominada quinziane, eliminou entre 90% e 100% dos parasitas, até mesmo na fase crônica, e manteve todas as cobaias vivas. Também houve redução do avanço da moléstia e da inflamação no coração dos animais.

Objetivo

Segundo o biólogo Paulo da Matta Guedes, um dos responsáveis pela pesquisa, o benznidazol tem um nível alto de toxicidade e é eficaz nas pessoas que recebem a medicação até quatro meses após serem infectadas.

O objetivo inicial da pesquisa de Guedes, que começou há três anos, era compreender por que algumas pessoas portadoras da doença desenvolvem lesões cardíacas e outras não para tentar melhorar a qualidade de vida delas e buscar um tratamento alternativo que garantisse a estabilização.

Doença de Chagas

A doença de Chagas, identificada pelo brasileiro Carlos Chagas em 1909, é uma infecção causada pelo Trypanosoma cruzi, um parasita transmitido por meio do contato direto com as fezes do inseto chamado "barbeiro".

Guedes lembra que 30% dos infectados manifestam inflamações no coração e no sistema digestivo (esôfago e colo). Em alguns casos, a doença pode levar à morte (veja quadro acima).

Não há cura nem tratamento na fase mais avançada da moléstia. A doença avançou no último ano na região amazônica, área antes considerada livre do problema, e na forma oral, relacionada ao consumo de alimentos contaminados, principalmente os produzidos com açaí e cana-de-açúcar e não industrializados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos