Sai primeira medalha dos JUBs 2008

A pernambucana Suzi de Santana, da Faculdade Maurício de Nassau (PE), conquistou na tarde desta quinta-feira, dia 26, a primeira medalha de ouro das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008, em Maceió. Ela venceu o arremesso de peso com a marca de 12,83m. A prata foi para Josilandia Silva, da Universidade Potiguar (UNP-RN), com 12,42m, e o bronze para Uclécia Dantas da Silva, da UNISUAM (RJ), com 12,15m. A prova foi disputada no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada.

"Que honra!", exclamou Suzi, quando soube da conquista. Pela primeira vez na carreira ela subiu no alto do pódio das Olimpíadas Universitárias. Em Blumenau 2007, Suzi levou para Pernambuco duas medalhas de prata, no arremesso de peso e no lançamento de disco, prova que disputará nesta sexta-feira, em Maceió. Já Josilandia, sentiu o inédito gostinho de pendurar uma medalha no peito. Ela disputou a competição em 2006 e 2007, alcançando a quarta posição em ambas.

Na segunda final do dia, a carioca Fernanda Tavares, da UNISUAM, venceu os 400m com barreiras com o tempo de 1min0132s. Mesmo gripada, a pernambucana Higlecia Clariane da Silva levou a prata (1min01s97), enquanto Bruna Nascimento, da UniSant’Anna, levou o bronze (1min0677). As duas primeira colocadas ainda duelarão nos 400m rasos.

"Estamos acostumadas a correr juntas. Venci em Recife (2005) e Brasília (2006), mas ela me derrotou em Blumenau. Agora, voltei a vencer", sorriu Fernanda, de 24 anos, que cursa fisioterapia, iniciou a carreira no tradicional Colégio Pedro II e se especializou na Mangueira. Agora ela faz parte de uma nova equipe do atletismo carioca, a Santa Mônica/Rio.

Na mesma prova, mas no masculino, o vencedor foi João Eufrazio Neto, da Universidade Pioneira de Integração Social (UPIS-DF), com o tempo de 53s34. Thiago de Souza, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) levou a medalha de prata, com 54s49, e Anderson Bassotto, da UPIS, levou o bronze, com 55s89.

Já a primeira colocação do salto com vara foi para Everton Neckel, da UNOCHAPECÓ, que conquistou a marca de 3,50m. Pedro Honório Nascimento, da FURB-SC, ficou em segundo (3,40m) e Felipe Silva (UNP-RN) em terceiro, com 3,30m. Everton disputou a sua quarta edição das Olimpíadas Universitárias e conquistou o primeiro ouro. Ele já tinha duas pratas e um bronze, todas as medalhas foram conquistadas na mesma prova.

O vencedor do salto triplo foi Everaldo Braz Lucio, da UNIVILLE (SC), que conseguiu saltar 14,70m na sua segunda tentativa. A prata foi para Luis Silva, da UNISUAM, com 14,41m, e o bronze para Jaílson Silva, da UNP-RN, com 13,55m.

As duas provas mais aguardadas do dia foram os 10.000m tanto no masculino quanto no feminino, em prova que teve um resultado surpreendente. Campeã da Corrida Internacional de São Silvestre em 2006 e medalha de bronze na distância nos Jogos Pan-americanos Rio-2007, Lucélia Peres, da UPIS, sentiu fortes dores no pé e foi obrigada a abandonar a prova. Melhor para Noeme Pereira, da Universidade Paulista (UNIP-SP), que venceu a prova com 39min39s35, no sprint final.

A medalha de prata ficou com Maria Bernadete Cabral, da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 39min39s88. O bronze foi para Márcia Casagrande Mattos, da FABAVI (ES), com 41min56s07.

A fundista Ligéria Farias, única representante de Roraima nas Olimpíadas Universitárias JUBS 2008, encerrou a prova na quinta colocação. Na versão masculina da prova, a vitória ficou com o estudante de História Lucas Scaravelli ficou com a medalha de ouro e Eder Gomes de Mattos, da UNISUAM, com a segunda posição.

Fonte: Assessoria de Imprensa do COB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos