Técnicos ministram palestra no Jubs

Atletas, professores de Educação Física, dirigentes universitários e técnicos de equipes das cinco regiões do Brasil terão na próxima sexta-feira, dia 27, a oportunidade de absorver conhecimentos de grandes expoentes do nosso basquete.

Os treinadores Walter Roese, Miguel Ângelo da Luz, Daniel Waffty e Osvaldo "Campainha" Venerando aproveitarão a oportunidade proporcionada pelos organizadores das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008 para palestrar sobre suas experiências com o basquete universitário, nacional e internacional. O objetivo do encontro, que faz parte da programação sócio-cultural paralela às competições é promover o desenvolvimento da modalidade no país. As palestras serão no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Maceió, a partir das 19h30.

"A presença desses ícones do nosso esporte, prestigiando as Olimpíadas Universitárias é um motivo de orgulho para nós, organizadores do evento. Toda a bagagem de conhecimentos adquirida por eles ao longo dos anos de serviço ao basquete é imensurável. A palestra é uma forma de colaborar para o fortalecimento das modalidades. Aproveitamos a mobilização popular que existe em torno da competição para reunir o maior número de pessoas possível", explicou Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008.

A idéia inicial dos organizadores das Olimpíadas Universitárias era organizar uma palestra voltada aos esportistas alagoanos. "Queríamos técnicos desse porte visitando Alagoas há muito tempo. Mas, devido à importância dos nomes que aqui estão, achamos melhor ampliar o público da apresentação e não privar ninguém dessas aulas sobre o basquete", ratificou Marcelo Falcão, diretor da CBDU.

Cada técnico abordará um tema específico baseado em sua experiência pessoal. Daniel Waffty, técnico paulista, vai falar sobre a transição entre o basquete universitário e o profissional. Miguel Ângelo da Luz falará sobre motivação da equipe e sua passagem pela Seleção Brasileira Feminina com a conquista do título mundial em 1994 e da prata em Atlanta 1996.

Osvaldo Campainha, técnico da equipe da UNIFOR (CE), contará aos participantes suas experiências em campeonatos internacionais. Ele integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Basquete em duas Universíades, em 1999, na Espanha, com Miguel Ângelo como técnico, e na última edição do campeonato, em 2007, na Tailândia. O técnico da Seleção Brasileira Universitária Walter Roese, dará detalhes sobre as diferenças entre o esporte universitário no Brasil e nos Estados Unidos.

Walter Roese veio a Maceió prestigiar a maior competição universitária do país já de olho no surgimento de novos talentos para a Universíade de 2009, em Belgrado, na Sérvia. "Acho muito importante esse tipo de competição universitária, pois facilita muito o trabalho de formação para equipes que representarão o Brasil". Roese é auxiliar técnico no time de basquete da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. O treinador brasileiro destacou-se no time de San Diego, colocando a equipe da Califórnia entre as melhores equipes universitárias do país, feito inédito para um brasileiro.

"Acho que o esporte universitário é fundamental para o desenvolvimento do esporte em qualquer país. Os americanos sabem disso e têm uma estrutura muito boa, muito forte, voltada para o basquete universitário. Aliás, todas as modalidades contam com um forte apoio", explica Roese. Essa experiência adquirida no exterior, Roese espera compartilhar durante sua palestra na sexta-feira. "Na verdade, vai ser mais uma conversa fraca e aberta, uma troca de informações com o pessoal".

Roese nunca participou de uma competição universitária no Brasil. Aos dezenove anos, ele foi estudar Administração na Brigham Young University, onde jogou basquete e voltou como técnico anos depois. "Mas eu participei de três edições dos Jogos Escolares, em 1982, 83 e 84. Adoraria ter jogado em uma Olimpíada como essa", completa.

Este é o segundo evento técnico-científico que acontece durante as Olimpíadas Universitárias JUBS 2008. No último dia 22, o diretor técnico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, falou sobre o sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e antecipou detalhes sobre a preparação brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Marcus Vinícius, medalhista de prata no vôlei dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 foi uma das estrelas do V Congresso Brasileiro de Desporto Universitário, que discutiu direito e medicina esportiva.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos