AL consegue primeira medalha no JUBS

O alagoano Weydner Wellisson (IBESA) enfrentou o paulista Luiz Revite (Uni Sant’Anna) na disputa final do torneio masculino de judô, categoria ligeiro. Weydner ficou com a prata, primeira medalha de Alagoas no judô das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008. O paulista Luiz conquistou o ouro, tornando-se bicampeão universitário nessa categoria (2007 e 2008). Os judocas subiram no tatame na noite dessa sexta-feira, dia 27, no Ginásio do Colégio Santa Úrsula.

Os dois judocas consideraram não só a luta, mas toda a competição muito difícil, desde as seletivas estaduais até a fase final. Ambos concordam que o nível dos jogos foi muito alto.

"Acabo treinando também durante as competições. As Olimpíadas Universitárias fazem parte dos meus treinos, porque cada vez mais o nível se eleva. É o caso de Alagoas, por exemplo, que compete em casa e está muito bem representada. Os resultados das lutas me dão a certeza de estar elevando o nível do meu judô assim como o da competição", comentou Luiz, que pratica judô há 12 anos e cursa o oitavo período de Fisioterapia. Este é o segundo ano do atleta da Uni Sant’Anna na maior competição universitária do país, com direito a bicampeonato. Neste sábado, dia 28, Luiz volta a competir, representando a universidade na disputa por equipes.

Weydner Wellisson, estudante de Educação Física da IBESA, tem 27 anos e treina judô desde os 12. Chegou à final com o grande apoio da torcida da casa, que veio em grande número prestigiar as competições do torneio de judô. Entre os torcedores, estavam seus familiares, amigos e alunos. Vindo de uma lesão na cervical, Weydner conseguiu se recuperar a tempo para competir nas Olimpíadas Universitárias e se surpreendeu com o resultado que o deixou muito feliz e emocionado.

"Em dezembro, me recuperei de uma lesão muito forte que tive na cervical. Desde então, me dediquei aos treinos e às aulas que dou. Foi pouco tempo para treino, ainda é difícil viver só do esporte aqui no estado. Falta de apoio, mas é uma coisa que amo e não pretendo largar. Me surpreendi ao chegar na final. Foi uma luta forte e muito difícil, mas decidi que chegaria à final na segunda luta, onde aparentemente não existia condições de vencer. Ao ouvir a torcida, todo o apoio que vinha das arquibancadas, sabia que não podia decepcionar ninguém, nem a mim mesmo. Daí, reverti a luta e enfrentei todos os adversários com muita força e técnica", lembrou Weydner.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos