Boa notícia!

Visando a proteção dos ecossistemas e a manutenção da biodiversidade, o ministro do turismo Carlos Minc anunciou uma série de ações específicas para a conservação de reservas, parques e florestas nacionais. As medidas serão postas em prática neste mês.

A principal delas será a contratação de pessoal. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação das unidades de conservação(ucs) é dramática nesse quesito. Das 299 ucs que estão sob a responsabilidade do ICMbio, 226 não têm planos de manejo, 173 não contam com nenhum fiscal e 82 estão sem gestores.

Para solucionar o problema da falta de diretores, haverá um remanejamento dentro do ICMBio e o Ibama também cederá parte de seus funcionários. Um concurso para a contratação de 215 empregados para o Ibama e 180 para o Instituto Chico Mendes já foi autorizado pelo Ministério do Planejamento. O edital deve ser publicado em agosto. Além disso, devem ser assinados mil contratos temporários para o combate a incêndios no período de estiagem.

O Ministério do Meio Ambiente e o do Turismo estão finalizando um acordo para a estruturação do Turismo em parques naturais. “Um parque que é visitado todo dia está muito menos susceptível às invasões que acontecem nas unidades que só existem no papel", diz Carlos Minc. Das 3,5 milhões de visitas anuais às unidades de conservação federais, 90% são aos parques nacionais de Iguaçu e da Tijuca, onde está o Cristo Redentor.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos