Proex certifica 1ª turma do Curso de Libras

ProexProex

No próximo dia 21 de julho acontece a formatura da 1ª turma do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais – Libras que será realizada, às 16h, na sala 01 da Semed, à rua General Hermes, 1199, Cambona.

O curso teve duração de seis meses e qualificou vinte e uma pessoas, sendo cinco bolsistas e dezesseis alunos colaboradores. Entre os alunos qualificados 40% são profissionais da área da saúde entre os quais fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e 40% da área da educação sendo professores dos três níveis, além de 20% de pessoas dos movimentos populares, com conhecimentos básicos no uso da Libras para sua tradução e interpretação.

A iniciativa foi promovida por meio de uma parceria entre a Organização Mulungu, o Núcleo de Saúde Pública – NUSP/ UFAL, o Laboratório de Educação Popular em Saúde e a Pró Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo da ação foi difundir o uso da tradução e interpretação de Libras – Português, além de dar suporte à formação do tradutor e intérprete de Libras – Português.

De acordo com a regulamentação da Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e o Decreto n.º 5626 de 22 de dezembro de 2005, as instituições de educação superior devem incluir a Libras como objeto de ensino, pesquisa e extensão.

No curso foi trabalhado a estrutura da Libras e as regras gramaticais dessa língua, pois se trata da Língua Brasileira de Sinais, e não de Português com Sinais. A formação desses profissionais, por meio do curso de extensão universitária em parceria com organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda busca a inclusão plena das pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos