Arsal adota medidas contra abandono de linhas

Alegando a concorrência desleal com o transporte clandestino intermunicipal de passageiros, a empresa de ônibus Real Alagoas comunicou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) a retirada de algumas linhas em municípios do Litoral Sul, como Penedo, Porto Real do Colégio e Piaçabuçu.

Fábio Calheiros, coordenador de Transportes da Arsal disse que, mesmo sendo informada pela Agência Reguladora que as linhas não poderiam ser abandonadas, em virtude da população, a Real Alagoas manteve a decisão da retirada. “A empresa está sendo multada diariamente por cada horário descumprido”, afirmou Calheiros.

O coordenador de Transporte disse que, em outubro deste ano, se encerra o prazo do contrato das empresas de ônibus com o Governo do Estado, período em que o processo licitatório para o Transporte Intermunicipal de Passageiros deve ser concluído. Até lá, a Real Alagoas continuará sofrendo os autos de infrações e, paralelamente, a Arsal está buscando resolver a carência deixada nos municípios atingidos pelo abandono dos horários das linhas.

“A Arsal está consultando as outras empresas para operarem as linhas deixadas pela Real Alagoas. Caso não haja interesse das empresas locais, os horários serão oferecidos a empresas de fora do Estado, em caráter emergencial, pelo prazo de 120 dias”, explicou Fábio, acrescentando que este foi o caso da empresa pernambucana D.E.F Transporte e Turismo Ltda que, desde sábado passado, assumiu várias linhas do Litoral Norte.

Litoral Sul

Em Penedo a Real Alagoas retirou dois horários, um de saída de Maceió e outro de saída de Penedo, mantendo os horários de Maceió/Penedo (via Litoral) às 16h45 e Maceió/Penedo (via Junqueiro) às 5h30; e os horários de saída Penedo/Maceió (via Litoral) às 5h30 e via Junqueiro, às 11h30.

Em Porto Real do Colégio também foram retirados dois horários, sendo mantidos os de 14h (Maceió/Porto Real) e 6h da manhã (Porto Real/Maceió); em Piaçabuçu foram retirados os dois únicos horários que a empresa oferecida, um saindo de Maceió e outro da localidade.

Fábio Calheiros informou que existem 14 transportadores complementares cadastrados pela Arsal atuando na linha Maceió/Penedo; cinco na linha Piaçabuçu/Penedo e dois na linha Porto Real do Colégio/Maceió.

Pindoba

Com relação a Pindoba – onde a Arsal autorizou a suspensão temporária dos serviços da linha de ônibus Maceió-Pindoba, realizado pela Real Alagoas, pelo período de 90 dias, a empresa Veleiro foi contatada pela Arsal sobre a possibilidade de um prolongamento da linha Maceió/Viçosa. A Arsal também está trabalhando para conseguir a extensão da linha feita pelos transportadores complementares que fazem a linha Viçosa/Maceió.

O coordenador de Transporte informa ainda que três linhas de ônibus passam pela BR 316, às margens do município de Pindoba: Maceió-Santana do Ipanema, via Palmeira (Real Alagoas); Maceió-Delmiro Gouveia, via Palmeira (Real Alagoas); Maceió-Palmeira dos Índios, via Maribondo (Expresso Palmeirense). Na BR 316 também circulam transportadores complementares que realizam as linhas Maceió-Palmeira dos Índios; Maceió-Maribondo e Maceió-Santana do Ipanema.

Fonte: Vanessa Alencar/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos