Dia do intérprete de Libras

DivulgaçãoZilma mostra importância do intérprete de Libras na interação social

Zilma mostra importância do intérprete de Libras na interação social

A ministra de Surdos da Igreja Batista da Comunhão (IBC), missionária Claudete Ferreira (Zilma, como é mais conhecida no universo dos que falam a língua do silêncio), aproveitou a passagem do Dia do Intérprete de Libras, comemorado neste sábado, 26, para pedir às igrejas que reconheçam e valorizem mais os profissionais que se especializam na linguagem de sinais.
“O dia 26 de julho é propício para suscitar um pouco de todo concernente ao intérprete de Libras. Afinal, o que é estar imerso em duas culturas?”, enfatiza e pergunta Zilma em artigo nos sites da União de Ministérios com Surdos de Alagoas (unimisal.blogspot.com) e do Ministério de Surdos da IBC (missaosurdos_ibc@hotmail.com) sobre o Dia do Intérprete de Libras.
Para Zilma, interpretar Libras não é apenas uma mão falante que comunica o contexto da Língua de Sinais. “O intérprete é um profissional ético no respeito à cultura surda. Como ouvinte, ele condena a cultura ‘ouvintista’ que, provavelmente por ignorância, julga Libras por ‘gestinhos’ e o ‘uso sensual do corpo’, achando que só as mãos devem falar.”
O intérprete de Libras, na sua visão, é um profissional capacitado por Deus para ler e compreender dois mundos (cultura surda e ouvinte). “E ninguém”, reforça a missionária, “nem você mesmo, pode parar suas mãos, parar seus pés, parar seu corpo, parar você! O corpo fala! Permite-se ser instrumento na transmissão da paz, na construção por um mundo mais igualitário”.
Zilma conclui dizendo que, ainda quando incompreendido, o intérprete leva a compreensão, promove a comunicação e a interação social de todos. Lembra, por último, o Salmo 19:2-4: “Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes, em toda a extensão da terra, e as suas palavras até o fim do mundo”.

Fonte: Raimundo Gomes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos