Santos recomeça na zona de rebaixamento

GoogleGoogle

Contratação de pacote de reforços (muitos deles desconhecidos), trocas de técnicos durante o campeonato, interinos efetivados, zona de rebaixamento, protesto de torcida, crise. O filme de terror protagonizado pelo Corinthians em 2007 tem seu roteiro seguido à risca pelo Santos neste ano. Após a derrota por 1 a 0 para o Náutico, no último domingo, em Recife, o Peixe vai começar o segundo turno na antepenúltima posição, com 17 pontos. A cada rodada, a ameaça de rebaixamento vai se tornando cada vez mais real.

Durante o Brasileirão 2007, o Corinthians teve três treinadores: Paulo César Carpegiani, José Augusto e Nelsinho Baptista. Augusto era do time sub-20 e acabou efetivado, mas não suportou a pressão e caiu. Nelsinho assumiu, não pôde fazer muita coisa para melhorar a equipe e acabou ficando marcado por ter sido o treinador que caiu com o Timão para a Série B.

O Santos começou o Brasileirão 2008 com Emerson Leão, Cuca assumiu na quinta rodada e, após a derrota para o Atlético-MG, na última quarta-feira, o técnico do sub-20, Márcio Fernandes, foi efetivado.

Com relação a elencos, mais coincidências. O Timão apostou em jogadores de qualidade duvidosa: casos de Tamandaré, Clodoaldo, Aílton, além de veteranos fora de forma, como o volante Vampeta. Já o Peixe partiu para gringos que não deram muito certo, como Sebastián Pinto, Quiñonez e Tripodi, mas também tem seu veterano que chegou fora de forma e que agora a diretoria tenta dispensar: o zagueiro Fabão.

As coincidências são muitas e os discursos são idênticos. Quando começou a rondar a zona de rebaixamento, por volta da 15ª rodada, os corintianos pareciam ensaiados:

– Ainda tem muito jogo pela frente…

Os santistas também usaram essa retórica quando chegaram à zona de rebaixamento, após a derrota para o Vitória, em Salvador.

No entanto, a situação do Alvinegro Praiano é bem pior que a do rival. Está na zona de rebaixamento desde a quinta rodada. Já o Corinthians chegou até a liderar o Brasileirão 2007 (na sétima rodada). Entre a quarta e a oitava rodada, o Timão esteve no G-4. Em nenhum momento da competição deste ano, o Santos esteve entre os quatro primeiros. Pelo contrário, chegou até a segurar a lanterna em alguns momentos. O máximo que o time santista conseguiu até o momento foi um sétimo lugar na segunda rodada.

Embora tenha começado a rondar a zona de rebaixamento na 15ª rodada, o Corinthians só começou a ocupar efetivamente um lugar entre os quatro últimos na 27ª rodada. O Santos vive esse sufoco desde o início.

O segundo turno começa no próximo final de semana. O Peixe recebe o Flamengo, na Vila Belmiro. Faltarão 19 jogos para o fim da competição, 57 pontos em disputa. Se quiser escapar do vexame pelo qual seu maior rival passou no ano passado, o time santista terá de melhorar muito seu aproveitamento. Até agora, o time conquistou apenas 29% dos pontos que disputou. Em 2007, o Goiás, último time a escapar da queda, terminou o ano com 39,5%.

Sinal amarelo aceso na Vila.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos