Guia eleitoral pode ser decisivo para eleitor

Nesta terça-feira, dia 19, começa o guia eleitoral gratuito em televisão e rádio. Para muitos, o espaço serve para tirar dúvidas, ou até mesmo para escolha dos candidatos, no caso dos indecisos. Em todo o Brasil, mais de 380 mil candidatos devem aparecer no guia eleitoral. Em Alagoas, no campo majoritário, há cinco postulantes ao cargo de prefeito da cidade de Maceió.

O guia – que será transmitido em dois horários – vai ao ar até o dia 2 de outubro, no primeiro turno. A exposição dos candidatos ocorre em dois blocos. Na televisão, os horários permitidos são às 13 horas e às 20h30. Na rádio, às 7 horas e ao meio-dia. Os postulantes ao cargo de prefeito aparecerão no vídeo as segundas, quartas e sextas-feiras. Já os vereadores, nos demais dias da semana.

Conforme o TSE, não haverá guia eleitoral gratuito aos domingos. Os blocos dos guias terão 30 minutos de duração. Em Maceió – no caso dos prefeitos – disputam o cargo Cícero Almeida (PP) – que é candidato à reeleição – Mário Agra (PSOL), Solange Jurema (PSDB), Manoel de Assis (PSTU) e Judson Cabral (PT).

O TSE – por meio de resolução – ainda disciplina a forma como deve ser utilizada o guia eleitoral. Ou seja, são proibidos conteúdos que degradem ou ridicularize os demais candidatos. Quem assim o fizer estará sujeito as punições, o que inclui suspensão temporária do programa eleitoral.

No caso de segundo turno, a propaganda eleitoral começa 48 horas depois do resultado do primeiro turno e será transmitida até o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos