MP investiga contaminação próximo a cemitérios

O Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público para apurar suposta contaminação de águas subterrâneas que complementam o abastecimento de residências e pontos comerciais nos bairros do Trapiche, Prado e Jaraguá.

Conduzido pelos promotores de Justiça Alberto Fonseca e Dalva Tenório (Meio Ambiente) e Micheline Tenório (Saúde), o procedimento foi motivado após a divulgação de estudos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da Ufal, em poços localizados nos cemitérios São José (Trapiche), Nossa Senhora da Piedade (Prado) e Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá) e áreas próximas, que encontraram indícios de contaminação, que podem ser oriundos de “necrochorume”.

De acordo com a pesquisadora Magaly Vieira Costa dos Santos, citada na portaria de instauração do procedimento, o “necrochorume”, que ocorre devido à putrefação de cadáveres, pode provocar, nas pessoas que fazem uso da água, diversos tipos de doenças de veiculação hídrica, como poliomielite, toxinfecção alimentar, tuberculose, febre tifóide, hepatite, entre outras.

“A pesquisa chamou a nossa atenção, sobretudo, porque as águas subterrâneas são utilizadas para complementação das necessidades do abastecimento local, chegando a quase 75%, em 2005”, destacou Alberto Fonseca, citando a pesquisa divulgada no site Uniambiente. O primeiro passo do procedimento é a requisição de perícia ao Instituto do Meio Ambiente para constatação de dano ambiental e averiguação do processo de licenciamento ambiental para funcionamento dos cemitérios.

Fonte: MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos