SDS lança sistema de monitoramento

O Secretário de Estado da Defesa Social, José Paulo Rubim Rodrigues, em parceira com CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Rede Hoteleira e Rede Bancária lança o Projeto Piloto do Sistema de Monitoramento de Maceió, amanhã, 20, às 9h, no auditório sede da Secretaria, no Centro.

No primeiro momento estão em funcionamento duas câmeras, uma no Centro e outra na Ponta Verde. Mas o Projeto prevê a instalação de 20 câmeras, sendo distribuídas 10 no Centro e 10 na orla. O sistema funciona on-line, 24 horas e cada câmera alcança aproximadamente 500 metros, com a possibilidade de girar 360º. Desta forma é possível identificar até o número da placa de um automóvel. As imagens captadas são monitoradas por Polícias civis, militares e bombeiros do CIODS (Centro Integrado de Operações da Defesa Social).

Para o Secretário da Defesa Social, o sucesso do Sistema depende das parceiras. “O Projeto é excelente, estamos trazendo para Alagoas o que já dá certo em outros Estados. Conseguimos algumas parcerias como CDL, Hotéis e alguns Bancos. Entretanto, quanto mais empresários se interessarem pelo projeto, teremos a capacidade de ampliá-lo”, ressalta Rubim.

A empresa Eyenwere responsável pelo monitoramento enviou para o lançamento do sistema, Marcelo Neves, diretor e Amilton de Lucca, diretor presidente que irá fazer uma demonstração de como funcionará o sistema em Maceió e como ele já vem sendo utilizado em outras cidades do Brasil, como em Manaus, onde o sucesso garantiu o resultado de 70% na diminuição nos índices de criminalidade e no atendimento policial a sociedade.

Segundo Lucca o sistema começará a operar em sua fase piloto durante todo o mês de agosto. “O seu objetivo desta primeira fase é demonstrar o funcionamento da tecnologia; avaliar os recursos disponíveis no sistema e treinar o pessoal que fará a operação em sua fase definitiva”, afirmou Lucca.

Ele ainda informou que foram utilizadas câmeras dos modelos Axis 232 D+ e Axis 233, que tem como principais destaques a geração de imagens em alta definição, independentemente das condições de luminosidade, filtros infravermelhos que permitem a gravação noturna e por já virem equipadas com uma cúpula protetora, resistente a vandalismo, variação climática e desgaste do tempo. “A escolha foi feita tendo como base critérios rígidos de qualidade estabelecidos pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas, além dos equipamentos terem um excelente custo benefício”, concluiu Lucca.

Fonte: Assessoria/SDS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos