Sistema de monitoramento é lançado em Maceió

Sionelly Leite/Alagoas24horasSecretário Paulo Rubim

Secretário Paulo Rubim

Representantes do segmento hoteleiro, comércio e rede bancária, além do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, lançaram na manhã desta quarta-feira, 20, projeto piloto do Sistema de Monitoramento em Maceió. O projeto, que é custeado pela sociedade, será monitorado e sediado no Ciods e neste primeiro momento será instalado no Centro e Na Ponta Verde.

O custo inicial do projeto é de R$ 300 mil por ano e, segundo os técnicos da empresa especializada, a tendência é que o monitoramento diminua o tempo de resposta da Polícia Militar durante as ocorrências. Os técnicos afirmaram, ainda, que em cidades onde o sistema foi implantado, foi constatada a migração das ocorrências, o que levou as autoridades também a ampliar o sistema de monitoramento.

No primeiro momento, estão em funcionamento duas câmeras, mas o projeto prevê a instalação de 20 câmeras, sendo distribuídas dez no centro e dez na orla. O sistema funciona online, durante 24 horas e cada câmera alcança aproximadamente 500 metros, com a possibilidade de girar 360º. Desta forma, é possível identificar até o número da placa de um automóvel. As imagens captadas serão monitoradas por policiais civis, militares e bombeiros.

Para o Secretário da Defesa Social, o sucesso do sistema depende das parceiras. “O projeto é excelente, estamos trazendo para Alagoas o que já dá certo em outros Estados. Entretanto, quanto mais empresários se interessarem pelo projeto, teremos a capacidade de ampliá-lo”, ressalta Rubim.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos