Homossexuais cobram apoio para Parada Gay

Sionelly Leite/Alagoas24horasCoordenadores do movito estão preocupados com a possibilidade não terem o apoio da prefeitura para realização do evento

Coordenadores do movito estão preocupados com a possibilidade não terem o apoio da prefeitura para realização do evento

A 8ª Parada do Orgulho GLBT de Maceió, marcada para 14 de setembro na Avenida da Paz, pode não contar com o apoio da Prefeitura por causa do período eleitoral. Preocupados com a decisão, os organizadores do evento decidiram promover diferentes ações para viabilizar o evento.

Um parecer a ser elaborado pela Procuradoria do Município também é esperado, tendo em vista que o procurador Carlos Roberto Lima já verbalizou pelo indeferimento do apoio promocional a 8ª Parada GLBT de Maceió alegando que em ano eleitoral a administração pública não poderá distribuir gratuitamente bens, valores ou benefícios.

Os organizadores do evento estão enfrentando dificuldades para tornar a parada gay, além de um momento de protesto e reivindicações políticas sobre as demandas do movimento GLBT, uma festa repleta de luzes e cores.

Para Teddy Marques, presidente do GGAL, estamos esperando ansiosos o parecer jurídico da Procuradoria, tendo em vista que este evento tem amparo legal na Lei Municipal 4.898/99, que determina que o Poder Executivo e a Câmara de Vereadores devem promover ações alusivas ao transcurso da data. Independentemente de ano eleitoral, a Prefeitura de Maceió tem apoiado financeiramente este evento desde 1999, já que a Lei Eleitoral 9.504 é de 1997. Sem apoio da Prefeitura o evento será inviabilizado e provocará um grande prejuízo social a população GLBT de nosso município, finaliza.

As lideranças GLBT, a exemplo de Israel Soares da Associação dos Homossexuais do Complexo Benedito Bentes, questionam essa proibição por parte da Procuradoria, tendo em vista que as Prefeituras de Arapiraca, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Viçosa, Maragogi, Coruripe e Penedo estão apoiando as paradas do orgulho GLBT de seus municípios.

Segundo Israel, trata-se de uma manobra política, pois a Prefeitura de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, dentre muitas outras estão apoiando os eventos sem qualquer empecilho jurídico. “O Prefeito Cícero Almeida está literalmente ignorando e “rasgando” a Lei Municipal 4.898/99”, concluiu.

A Semana do Orgulho Gay tem início no dia 29 de agosto e encerra com a Parada Gay na Avenida da Paz no dia 14 de setembro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos