Arte alagoana é exposta no Rio

AssessoriaAssessoria

A Galeria Pé de Boi, referência em arte popular brasileira, recebe entre os dias 22 de agosto e 12 de setembro, a mostra “Mestres de Alagoas”, que reúne obras em barro e madeira de quinze artesãos alagoanos, com foco no cenário nordestino. A idéia da exposição é mostrar como a criatividade dos artistas daqui vem contribuindo com a nova roupagem da arte popular.

“Os artesãos alagoanos estão contribuindo para o constante processo de renovação da arte popular brasileira, que hoje já ocupa posição de destaque em museus internacionais e em coleções particulares, mostrando a verdadeira cara do Brasil”, observa Ana Maria Chindler, curadora da exposição.

Serão expostos os trabalhos de quinze artistas de sete localidades diferentes do estado. Entre os mestres-artesãos selecionados estão José Nilson, de Viçosa; Aberaldo Sandes, Vieira, Zé Crente e Fernando Rodrigues, da Ilha do Ferro; José Cícero, Lampião e Raimundo, de Arapiraca; com trabalhos em madeira. Os artistas Irineia e Antônio Nunes, de Muquém; João, Sil, Leonilson, Nena e Gisé, de Capela, expõem obras em cerâmica.

Os artesãos João Carlos da Silva, conhecido como João das Alagoas, e Maria Luciene Siqueira, a Sil, estarão presentes durante a abertura da exposição representando os demais artistas. O evento conta com o apoio do governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Galeria Pé de Boi e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan).

João das Alagoas vive há oito anos exclusivamente do artesanato e viaja pelo Estado ensinando sua arte. Na cerâmica, ele conta histórias do folclore que compõem o imaginário brasileiro. Sil é discípula de João das Alagoas e também trabalha com cerâmica. Sua marca é criar obras com estruturas avantajadas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos