Mockus se reúne com Antônio Sapucaia

Em seu último dia de visita a Maceió, o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, tem encontro marcado com o diretor-presidente do Detran, Antônio Sapucaia. A reunião acontece nesta sexta-feira, 29, às 11h, na sede do Detran e tem como pauta medidas que podem ser adotadas para diminuir as mortes no trânsito em Alagoas.

Durante sua gestão na capital colombiana, Mockus colocou a questão da violência e mortes no trânsito como um dos temas centrais de sua política. Por meio de medidas simples e originais, ele conseguiu fazer com que os espaços públicos passassem a ser valorizados com a melhoria do convívio entre pedestres e motoristas.

A estratégia incluiu o uso de mímicos nas principais avenidas de Bogotá – principalmente os locais onde os veículos bloqueavam os cruzamentos ou paravam em cima da faixa de segurança – e na distribuição de cartões verdes e vermelhos para que os motoristas interagissem entre si sem xingamentos ou
agressões.

O objetivo do encontro de Mockus com Antônio Sapucaia é a troca de experiências e de idéias para a elaboração de uma política educacional no Estado e para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece em setembro.

IMPRENSA

Hoje pela manhã, o ex-prefeito de Bogotá se reuniu com jornalistas que fazem a cobertura policial no Estado. Profissionais que atuam em rádio, televisão e jornal impresso assistiram uma apresentação do programa Cultura Cidadã e discutiram meios de colaborar, por meio de seu trabalho, com o avanço da violência na capital alagoana.

Durante o encontro, Mockus relatou aos jornalistas de que forma a imprensa colombiana ajudou a reduzir os índices de homicídios na capital Bogotá durante sua gestão e ressaltou a importância dos veículos na construção de uma nova realidade.

O secretário do Trabalho, Urânio Ferro, falou sobre o programa Desenvolvimento e Paz (Depaz), inspirado na iniciativa de Mockus na Colômbia e que será implantado pelo governo do Estado nos bairros do Jacintinho, Benedito Bentes e Vergel a partir de setembro.

“É preciso o comprometimento e envolvimento de toda a sociedade para conseguirmos deter a escalada da violência em Maceió e o envolvimento da imprensa, principalmente daqueles profissionais que lidam com essa realidade no dia-a-dia das delegacias e periferias, é imprescindível”, afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos