Nadadora Rebeca Gusmão é banida do esporte

EFERebeca Gusmão

Rebeca Gusmão

A nadadora brasileira Rebeca Gusmão foi banida do esporte pela Fina (Federação Internacional de Natação), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Na nota, a CBDA diz ter sido comunicada pela entidade internacional sobre a suspensão da atleta.

"A CBDA vem tornar público que acaba de receber da Federação Internacional de Natação o inteiro teor da decisão do Painel de Doping da Fina que resolve suspender ‘Ineligible for lifetime’ [por toda a vida], a partir de 18 de julho de 2007, a atleta Rebeca Gusmão", disse o comunicado.

Segundo a CBDA, a decisão foi tomada com base nas regras da Fina, e a suspensão tem por objetivo "punir quando ocorrem duas ou mais violações da regra antidoping".

Rebeca testou positivo para testosterona exógena (hormônio masculino não produzido pelo organismo) no Troféu José Finkel 2006 e voltou a ser pega para testosterona exógena em exame da entidade realizado no dia 13 de julho de 2007, durante o Pan do Rio. Pior, testes de Rebeca realizados nos dias 12 e 18 de julho, durante o Pan, apresentaram duplo DNA.

Rebeca apelou à CAS (Corte Arbitral do Esporte) para seus dois casos. Na ocasião, a corte declarou-se inapta para julgar o caso da brasileira, que não havia passado por julgamentos prévios no Brasil ou na Fina. Como nenhuma das punições não for cassada na CAS, a atleta foi banida do esporte.

Na época, além de ter sido suspensa preventivamente por dois anos, Rebeca perdeu as suas quatro medalhas conquistadas na competição: ouro nos 50 e 100m livre, prata no revezamento 4 x 100m livre e bronze no revezamento 4 x 100m medley.

Fonte: Folhaonline

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos